Desporto

Futebol português: Associações aprovam estatutos

Este sábado foi finalmente resolvido o problema que colocava em causa o futebol em Portugal. As associações desportivas votaram a favor dos novos estatutos do regime jurídico das federações desportivas.

Ao todo, dos 475 votos eram precisos 75 por cento para que os novos estatutos impostos pela FIFA e UEFA fossem aprovados. A favor votaram 384 associações dando uma percentagem de mais de 80 por cento. Por seu lado, 91 votaram contra, entre as quais, Braga e Porto.

O presidente da AF Braga, Carlos Coutada abandonou mesmo a reunião no sentido de “reduzir o quórum”. No entanto, a associação já confirmou que vai proceder à alteração dos mesmos.

Já Lourenço Pinto, presidente da Associação Futebol do Porto, que votou contra, diz que os alegados castigos por parte da FIFA que a FPF poderia vir a receber não passaram de uma falsidade: “Foi um argumento falso para assustar as pessoas e a opinião pública”, afirmou o presidente de uma das Associações mais ‘contra’ a aprovação dos novos estatutos federativos.

Recorde-se que a anterior reunião, a 29 de janeiro, tinha ditado o chumbo dos estatutos e colocado Portugal numa posição delicada perante a FIFA e UEFA, que poderia inclusivamente resultar em castigos para a seleção portuguesa e os clubes participantes nas competições europeias.

Com a aprovação dos novos estatutos, o futebol português respira de alívio. Relembre-se que estavam em causa sanções que poderiam impedir a seleção nacional de defrontar o Chile e a Finlândia, nos próximos dias 26 e 29 de março.

Em destaque

Subir