Motores

Furo de Ott Tanak dá vitória a Andreas Mikkelsen na Polónia

TanakPolonia6

Ott Tanak parecia caminhar para a sua primeira vitória no campeonato do mundo de ralis (WRC) na Polónia, mas um furo traiu o sonho do estónio da DMACK-Sport, entregando o triunfo a Andreas Mikkelsen

Foi mesmo um golpe de teatro porque o azar de Tanak aconteceu mesmo na derradeira especial da prova, a Power Stage, permitindo a Mikkelsen o seu segundo êxito da frente.

O estónio que tinha liderado o rali quase desde o seu início, tirando partido dos seus pneus únicos – os DMACK em contraste com os Michelin usados por todos os adversários no WRC – tinha largado para a última etapa com 21 segundos de vantagem sobre Andreas Mikkelsen.

Só com um percalço do seu rival o norueguês da Volkswagen conseguiria chegar. E foi isso mesmo que sucedeu. Os pneus de Ott Tanak foram mesmo os que o ‘tramaram’ com a meta à vista.

MikkelsenPolonia6

Mikkelsen acaba por vencer o rali com mais de 16 segundos sobre Tanak, e com isso sobe para o segundo lugar do campeonato do mundo de pilotos, aproximando-se ligeiramente do líder, o seu companheiro de equipa Sebastien Ogier, apenas sexto na Polónia.

Hayden Paddon não conseguiu incomodar verdadeiramente os dois primeiros neste último dia de prova mas assegurou o último lugar do pódio, e foi o melhor representante da Hyundai, ainda que concluindo o rali a menos de meio minuto do vencedor.

Thierry Neuville foi consistente e acabou a prova no quarto posto, garantindo um bom resultado de conjunto para Hyundai, que perdeu Dani Sordo. O espanhol bateu e danificou o seu i20 WRC.

Já Jari-Matti Latvala ‘acordou’ tarde para o rali, fechando o top cinco e vencendo a Power Stage. Insuficiente para conseguir manter-se na segunda posição do campeonato, que perdeu para Mikkelsen.

PaddonPolonia3

Classificação final
1.º Ott Tanak/Raigo Molder (Ford) 2h32m39,9s
2.º Andreas Mikkelsen/Anders Jaeger (Volkswagen) + 16,5s
3.º Hayden Paddon/John Kennard (Hyundai) + 26,6s
4.º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai) + 35,3s
5.º Jari-Matti Latvala/Mikka Anttila (Volkswagen) + 40,0s
6.º Sebastien Ogier(/Julien Ingrassia (Volkswagen) + 47,8s
7.º Craig Breen/Scott Martin (Citroën) + 1m58,3s
8.º Eric Camili/Bernard Veillas (Ford) + 2m36,0s
9.º Mads Ostberg/Ola Floene (Ford) + 2m59,7s
10.º Teemu Suninen/Mikk Markkula (Skoda) + 5m13,2s

Em destaque

Subir