Mundo

Furacão Willa enfraquece mas chuvas torrenciais continuam a afetar o México

O furacão Willa enfraqueceu hoje e passou a tempestade tropical, mas as chuvas torrenciais continuam a afetar a parte central-oeste do México, segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos.

O furacão Willa atingiu cidades costeiras, vilas piscatórias e quintas no México com ventos de 195 quilómetros por hora na terça-feira à noite (madrugada de quarta-feira em Lisboa), causando ‘apagões’ de energia, mas sem registo de vítimas.

O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos informou que a tempestade atingiu terra perto de Isla del Bosque, no estado de Sinaloa, quando ainda estava na categoria 3.

As autoridades federais adiantaram que houve relatos de apagões de energia em alguns locais e danos em estruturas frágeis com telhados de zinco.

O Willa atingiu terra a cerca de 80 quilómetros a sudeste de Mazatlan, uma cidade que tem grandes hotéis e cerca de meio milhão de pessoas.

As chuvas torrenciais começaram na terça-feira e as autoridades mexicanas informaram que foram obrigadas a deslocar mais de 4.250 pessoas em cidades costeiras, tendo montado 58 abrigos antes da chegada da tempestade.

O furacão também atingiu as Ilhas Marias, situadas a cerca de 100 quilómetros do continente, nas quais se encontram uma reserva natural e uma prisão federal.

Em destaque

Subir