Nas Notícias

Furacão Ophelia vai entrar pelos Açores com ameaças ao norte de Portugal

O furacão Ophelia vai passar pelos Açores, amanhã, e de seguida ruma às ilhas britânicas. Mas no caminho ameaça atingir, ainda que de longe, o norte de Portugal continental. As rajadas de vento no litoral continental poderão atingir os 65 quilómetros por hora, na noite de domingo.

Para já, as ilhas de Santa Maria e São Miguel vão-se preparando para o pior. Os bombeiros estão em estado de alerta, assim como várias entidades.

Os dados mais recentes indicam que o Ophelia, o décimo furacão atlântico da temporada e que hoje atingiu a categoria 2 (de 1 a 5), vai atravessar diretamente o grupo oriental dos Açores. A probabilidade da ilha de São Miguel sofrer ventos acima do 65 quilómetros por hora é de 30 a 40 por cento, mas o cenário é bem pior para Santa Maria: entre 50 a 60 por cento.

“Não se prevê que as ilhas do grupo ocidental”, Flores e Corvo “sofram influência deste ciclone tropical”, refere a previsão do Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA).

No grupo central (ilhas de Faial, Pico, São Jorge, Graciosa e Terceira), “existe uma baixa probabilidade, entre cinco a dez por cento, de sofrerem influência”, embora reduzida.

O pior cenário para os Açores contempla um vento médio a rondar os 140 quilómetros por hora, com rajadas a atingirem os 170 quilómetros por hora.

Embora o furacão Ophelia só chegue amanhã ao arquipélago, já hoje as ilhas deverão ficar debaixo de chuva, que ficará até quarta-feira.

Vários meteorologistas estão já a avisar que, embora o ciclone vá passar ao largo de Portugal continental, deve fazer-se sentir no litoral norte, em especial na noite de domingo, nomeadamente com chuva e descida acentuada das temperaturas.

 

Em destaque

Subir