Mundo

Furacão Irene ataca Bahamas e dirige-se para os EUA

O furacão que está a arrasar as Caraíbas promete causar ainda mais estragos. Depois de Porto Rico, República Dominicana e Bahamas, segue agora rumo aos Estados Unidos.

O furacão da primeira temporada de 2011 do Atlântico chegou ao sul às Bahamas, com uma intensidade de 195 quilómetros hora e fortes chuvas.

Na sua passagem por Porto Rico, causou uma vítima mortal, arrastada dentro de um carro enquanto atravessa uma ponte sobre rio Yubazo, devido às águas terem transbordado. Barack Obama chegou mesmo a decretar estado de emergência na ilha.

Já na República Dominicana, registaram-se duas mortes e 32 mil pessoas ficaram sem abrigo, as quais buscaram refúgio na ilha Hispaniola.

O diretor do Centro Nacional de Furacões dos EUA, Bill Read, declarou que, até ao final desta semana, o Irene promete chegar ao nordeste dos Estados Unidos, ameaçando New England e Long Island, focando-se ai o ponto preciso da tempestade.

Admitiu ainda que os estados de Carolina do Norte e Carolina do Sul também poderão sofrer consequências. O Irene ameaça tornar-se mais forte passando, ainda hoje, para o nível 4 da escala de Saffir-Simpson.

Em destaque

Subir