Nas Notícias

Furacão Dorian enfraquece e passa à categoria 2

O furacão Dorian enfraqueceu para uma tempestade de categoria 2, enquanto continua a atingir o arquipélago das Bahamas, anunciou hoje o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC).

Segundo o NHC, a velocidade dos ventos do Dorian diminuiu para perto de 175 quilómetros por hora (km/h), no entanto espera-se que continue a ser um poderoso furacão nos próximos dias.

O Dorian está localizado cerca de 70 quilómetros ao norte da cidade de Freeport, nas Bahamas, e dirige-se agora lentamente para noroeste a uma velocidade de 4 km/h, podendo atingir o estado norte-americano da Florida.

A Organização das Nações Unidas (ONU) informou hoje que pelo menos 61.000 pessoas afetadas pelo furacão Dorian nas Bahamas precisarão de ajuda alimentar acrescentando que está a aguardar a aprovação do Governo local para lançar uma avaliação no terreno.

Na segunda-feira, o primeiro-ministro das Bahamas, Hubert Minnis, disse que pelo menos cinco pessoas morreram nas ilhas Abacos, o primeiro ponto do arquipélago atingido pelo furacão Dorian quando estava na categoria 4.

Minnis referiu ainda duas dezenas de feridos, bem como pessoas na ilha próxima Grande Bahama em sérias dificuldades.

Ruas inundadas, telhados e árvores arrancados: as primeiras imagens dão uma ideia da violência da tempestade.

Nos Estados Unidos, vários milhões de pessoas na Florida, Geórgia e Carolina do Sul foram aconselhados a sair dos locais próximos a costa, por onde o Dorian deve passar nos próximos dias.

Em destaque

Subir