Nas Notícias

Fundo de Compensação do Trabalho: Carvalho da Silva quer evitar “roubo maior”

Criação do Fundo de Compensação do Trabalho, proposto pelo Governo, gera a discordância da o líder da CGTP. Carvalho da Silva só participa nas negociações com Passos Coelho porque “não é igual que roubem 10 ou 20”.

A CGTP não assinou um acordo com o Governo de José Sócrates, em março, mas vai agora a sentar-se na mesa das negociações com o executivo de Passos Coelho, apesar de discordar das políticas.

“Sabíamos que as negociações com José Sócrates eram uma encenação, porque sabíamos que Portugal iria submeter-se a políticas de recessão”, justifica. Mas a presença na concertação social com outras razões.

“Está a acontecer um retrocesso civilizacional. Mas os portugueses sabem que, quando nos roubam, não é indiferente que nos roubem 10 ou 20. A CGTP tem obrigação de fazer tudo o que for possível para evitar prejuízos maiores”, disse Carvalho da Silva.

O Fundo de Compensação do Trabalho “é uma peça de um processo que tem como objetivo acabar com as indemnizações nos despedimentos sem justa causa”.

Segundo Carvalho da Silva, trata-se de uma medida “extraordinariamente perigosa”. E “é preciso ter consciência de que está em marcha um processo que pretende acabar com as indemnizações nos despedimentos”.

Carvalho da Silva parte para a negociação “sem expectativa”, porque sabe que “as políticas do Governo não geram emprego nem crescimento”.

A CGTP apresenta como proposta “o fim das políticas recessivas, trabalhar para o emprego, para o crescimento, para salvaguarda do estado social”.

Em destaque

Subir