Nas Notícias

Fundadora dos ‘Médicos pela Verdade’ suspensa pela Ordem

Margarida Gomes de Oliveira, uma das fundadoras do movimento negacionista ‘Médicos pela Verdade’, foi suspensa por seis meses pela Ordem dos Médicos (OM).

A decisão, tomada pelo conselho disciplinar da região Sul da OM, é passível de recurso, pelo que a suspensão não entra para já em vigor.

Margarida Gomes de Oliveira tem sido um dos rostos dos ‘Médicos pela Verdade’, sendo acusada de manifestar posições que colocam em risco a saúde pública, nomeadamente por contestar as evidências científicas que servem de suportes às medidas sanitárias de combate à pandemia de covid-19.

Por diversas vezes, a anestesiologista contestou publicamente os números dos boletins epidemiológicos da Direção-Geral de Saúde, chegando a classificá-los como ‘falsos positivos’, e participou em manifestações contra o uso de máscara.

A fundadora do grupo negacionista é ainda suspeita de partilhar ‘truques’ para que possíveis infetados com o novo coronavírus consigam resultados negativos nos testes de despistagem da covid-19.

O advogado de Margarida Gomes de Oliveira, contactado pela SIC, afirmou que a decisão da OM é uma “acusação” e não uma condenação.

José Manuel Castro referiu ainda que, na contestação, vai chamar como testemunha o bastonário da OM, para que este se retrate da divulgação, por parte da Ordem, de uma acusação como condenação.

Em destaque

Subir