Mundo

Fundador da PIP na prisão, condenado pelo fabrico de implantes mamários com silicone industrial

implantes pippip jean claude mas 600Pena de prisão para Jean-Claude Mas, fundador da Poly Implant Prothèse (PIP). A justiça francesa considerou o empresário culpado no caso dos implantes mamários fabricados com silicone industrial.

Jean-Claude Mas, fundador da Poly Implant Prothèse, foi condenado a uma pena de prisão de quatro anos. O empresário foi considerado culpado, pelo fabrico de implantes mamários com defeito, fabricados com silicone industrial.

Cinco administradores da empresa PIP, incluindo o fundador Jean-Claude Mas, estavam acusados de burla e de fraude agravada, por adulteração de implantes, colocando em causa a saúde das mulheres.

Em causa estão as próteses mamárias com silicone de fabrico caseiro, não aprovado e à base de gel de silicone para uso industrial. Ao longo de uma década – entre 2001 e 2010, ano em que a empresa fechou (na sequência do escândalo) –, mais de 300 mil mulheres terão recebido implantes da PIP que colocava em causa a sua saúde.

A ação judicial foi movida por 5000 queixosas, que são representadas por 300 advogados. Além das multas, os arguidos enfrentavam uma pena de prisão até cinco anos. A dimensão do caso levou a que o julgamento fosse transferido para um pavilhão de exposições, próximo à antiga fábrica da PIP.

Cerca de 15 mil francesas, metade das que terão posto implantes mamários, já removeram as próteses para evitar ruturas ou para precaver casos de cancro, embora os médicos não relacionem diretamente as duas situações.

As próteses PIP contêm um aditivo prejudicial para a saúde, que não foi alvo de nenhum ensaio clínico. O caso dos implantes foi suscitado em França, onde a morte de uma mulher foi associada ao silicone desta marca.

O Governo francês emitiu um comunicado a aconselhar as 30 mil francesas que colocaram implantes da PIP a proceder à remoção, “a título preventivo e sem qualquer caráter de urgência”.

Em destaque

Subir