Mundo

Fundador da Igreja Mórmon teve mais de 30 esposas, uma delas menor

fundador mormon Um ensaio publicado pela Igreja Mórmon revela que o fundador desta confissão religiosa teve entre 30 e 40 esposas, uma das quais menor de idade. É a primeira vez na história que a poligamia de Joseph Smith é assumida.

A Igreja Mórmon – que tem sede no estado de Utah, EUA – assumiu, pela primeira vez, que o seu fundador, Joseph Smith, casou com mais de 30 mulheres, entre as quais uma adolescente, de 14 anos.

O ensaio tem data de outubro, mas só agora deixou de passar despercebido e foi recuperado pela imprensa, que deu destaque a esta poligamia de Smith.

A informação vem contrariar a teoria vigente, segundo a qual Joseph Smith tinha casado apenas uma vez, com uma mulher chamada Emma.

Agora, a Igreja Mórmon altera a história da vida do profeta do século XIX, numa tentativa que esta confissão religiosa tem manifestado em ser mais transparente, nos Estados Unidos e não só.

Esta tentativa surge após uma reportagem do jornal Boston Globe, que revelou um lado negro de Joseph Smith, que alegadamente tratava as mulheres e as minorias como um objeto.

Assim, segundo o ensaio da Igreja Mórmon, Joseph Smith teve mais de 30 esposas, provavelmente 40, sendo a mais jovem uma adolescente de 14 anos e a mais velha uma mulher de 56 anos – sendo a maioria pertencente à faixa etária entre 20 e 40 anos.

Emma, a primeira esposa de Smith, sofria muito com a poligamia do marido, segundo adianta o ensaio.

A poligamia de Smith surgiu aquando das suas leituras do Antigo Testamento. O fundador da igreja Mórmon soube de que diversas personagens bíblicas tinham diversas mulheres.

“A mesma revelação que ensinava sobre o casamento plural fazia parte de uma revelação mais ampla que Joseph Smith teve. O casamento podia durar até depois da morte e esse casamento eterno era essencial para herdar a plenitude que Deus deseja para seus filhos”, revela o texto, citado pela Efe.

Em Utah, há cerca de 40 casamentos polígamos, prática que a Igreja Mórmon rejeitou em 1890, após pressões do governo norte-americano. Desde essa altura, quem pratica a poligamia é excomungado.

Em destaque

Subir