Nas Notícias

Fundação Portuguesa do Pulmão realiza feira da saúde respiratória

pulmoes 1 ‘Pulmões saudáveis para a vida’ é o tema da quarta edição da Feira da Saúde Respiratória. A iniciativa, com entrada gratuita, é promovida pela Fundação Portuguesa do Pulmão (FPP) e decorre entre 28 e 29 de novembro em Lisboa, no Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva.

Ao longo dos dois dias, são desenvolvidas várias atividades que pretendem alertar e sensibilizar a população para questões como a importância da saúde respiratória, os malefícios do tabaco e da poluição, e como viver com as doenças respiratórias mais comuns.

O presidente da FPP, Teles de Araújo, comenta que “os nossos pulmões são diariamente expostos a muitas agressões vindas do exterior, como o fumo de tabaco, a poluição automóvel e industrial”.

“Com a Feira da Saúde Respiratória pretendemos sensibilizar a população para a importância de preservar a saúde respiratória e informar sobre fatores de risco que devem ser evitados, promovendo estilos de vida saudáveis e a prática regular de exercício físico. Ao longo do evento, decorrem várias sessões de informação e workshops dirigidos a doentes respiratórios e a profissionais de saúde que atuam nesta área”, salienta ainda.

Nas atividades da Feira da Saúde Respiratória dirigidas à população destacam-se a realização de rastreios e testes à saúde respiratória, através de avaliação por espirometrias, inquéritos de sintomas respiratórios, testes de sensibilidade cutânea e ao doseamento do monóxido de carbono nos fumadores, com o acompanhamento e aconselhamento de um médico.

Será realizada uma caminhada que pretende sensibilizar para a importância do exercício na saúde respiratória e conferências dedicadas à temática do papel da nutrição nesta área.

A FPP promove, em paralelo, um programa dirigido a profissionais de saúde que pretende fornecer formação e um update, através de workshops e sessões práticas, sobre temas que assumem grande relevância na prática clinica, como a importância da reabilitação respiratória para os doentes respiratórios crónicos ou os resultados da avaliação de 10 anos de internamentos.

Na IV Feira da Saúde Respiratória decorrem, também, palestras para a população que visam informar sobre temas como a respiração, os efeitos do tabaco no pulmão, como conviver com Asma e Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) e formas de evitar infeções respiratórias.

Em destaque

Subir