País

Fundação Portuguesa de Cardiologia promove rastreios gratuitos ao coração

A Fundação Portuguesa de Cardiologia vai promover uma iniciativa de sensibilização, com rastreios gratuitos aos fatores de risco das doenças cardiovasculares, nos próximos dias 17 e 18 de maio, entre as 10h00 e as 18h00, na Praça da Figueira, em Lisboa.

“Com esta iniciativa pretendemos promover o diagnóstico precoce das doenças cardiovasculares, e ao mesmo tempo sensibilizar a população para a adoção de estilos de vida saudável. Este ano, a Fundação Portuguesa de Cardiologia está a dedicar as comemorações do mês do coração à insuficiência cardíaca porque consideramos que é urgente aumentar o reconhecimento e conhecimento público dos sintomas desta doença”, explica Manuel Carrageta, presidente da Fundação Portuguesa de Cardiologia.

Com o mote ‘Cuide da sua máquina’, a campanha, promovida pela Fundação Portuguesa de Cardiologia, pretende chamar a atenção da população portuguesa para sintomas que habitualmente não são associados a problemas do coração e que são os primeiros sinais de alerta para a insuficiência cardíaca.

Cinco anos é o tempo médio de vida para 50 por cento dos doentes com insuficiência cardíaca, após o seu diagnóstico.

A insuficiência cardíaca ocorre muitas vezes devido a lesão do músculo cardíaco, o que pode acontecer após um ataque cardíaco ou outra doença que afete o coração, ou devido a uma lesão continuada e mais gradual, como acontece na diabetes, hipertensão, doença arterial coronária, colesterol elevado, consumo excessivo de álcool ou abuso de drogas. Na maioria dos casos, a insuficiência cardíaca não tem uma única causa.

A campanha do ‘Mês de Maio – Mês do Coração’ decorre este ano em parceria com a Sociedade Portuguesa de Cardiologia, direção-geral da Saúde e Associação Portuguesa de Seguradores.

Em destaque

Subir