Cultura

Fundação Calouste Gulbenkian reforça conteúdos de música online

Um concerto do pianista Menahem Pressler, espetáculos de ópera e vídeos de instrumentistas da Orquestra Gulbenkian foram disponibilizados ‘online’ pela Fundação Calouste Gulbenkian, enquanto a programação estiver suspensa, por causa da pandemia da doença covid-19.

A fundação revelou hoje que colocou ‘online’, e de acesso livre, vários concertos de temporadas passadas e outros conteúdos relacionados com a programação de música, já que todas as atividades culturais estão suspensas até 31 de maio.

Entre os concertos disponibilizados estão o do pianista Menahem Pressler, 96 anos, que atuou em Lisboa em 2018 com a Orquestra Gulbenkian, e o dos pianistas portugueses Mário Laginha e Pedro Burmester, todos no grande auditório e no âmbito do festival Pianomania.

De acordo com a fundação, todas as semanas serão colocados ‘online’ dois concertos gravados, que ficarão disponíveis durante 30 dias.

A fundação está já a transmitir diariamente, desde o dia 23, um concerto em simultâneo com outras salas europeias da rede Echo, a organização europeia de salas de espetáculo, e divulgou a transmissão de óperas já realizadas no Met Opera de Nova Iorque.

Foram ainda disponibilizados conteúdos, de pendor mais educativo, entre os quais curtos vídeos com instrumentistas da Orquestra Gulbenkian, como o da fagotista Vera Dias, que explica que nenhum dos instrumentos da família das madeiras consegue produzir o som de um fagote. “Parecem os cruzeiros que visitam Lisboa”, diz no vídeo.

Há ainda documentários sobre os bastidores e o trabalho técnico e criativo da programação do grande auditório como o filme da produção da ópera “Romeu e Julieta”, de Charles Gounod, que a Gulbenkian acolheu em 2019.

Tal como dezenas de espaços culturais e artísticos, a Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, encerrou o museu e o grande auditório e suspendeu as atividades ao público e o serviço educativo.

Em destaque

Subir