Nas Notícias

Fumo passivo envelhece artérias das crianças e aumenta riscos de ataques cardíacos

crianca fumo passivocrianca fumo passivoJá se sabia que a exposição das crianças ao fumo passivo traz malefícios. No entanto, um novo estudo, publicado no European Heart Journal, vai mais além neste assunto, provando danos irreversíveis nas artérias. Os vasos sanguíneos ‘envelhecem’ mais cedo, de acordo com esta pesquisa realizada na Universidade da Tasmânia, na Austrália.

Até onde podem chegar os malefícios do fumo passivo nas crianças, sobretudo no que diz respeito às doenças do foro cardíaco? Investigadores da Universidade da Tasmânia colocaram esta questão e encontraram respostas, que não devem ser alarmistas, mas suscitar uma preocupação acrescida.

De acordo com este estudo (que acaba de ser publicado no European Heart Journal), quando expostas ao fumo do tabaco fumado por adultos, as crianças sofrem danos irreversíveis nas artérias, sendo que os seus vasos sanguíneo podem envelhecer três anos, tornando-as mais vulneráveis do que os menores que não são expostos ao tabaco de terceiros.

Este fenómeno de envelhecimento das artérias torna-as mais grossas, o que “aumenta o risco de ataques cardíacos” e de sofrerem enfartes quando chegarem à idade adulta.

Para a realização deste estudo, os investigados australianos analisaram 2000 crianças e adolescentes, com idades entre os 3 e os 18 anos de idade, oriundas da Austrália e da Finlândia. Apenas foi detetada esta ‘lesão’ nas crianças onde o pai ou a mãe fumavam e estas estavam expostas ao fumo passivo.

“Esta pesquisa prova que a exposição ao fumo passivo na infância provoca reações diretas e irreversíveis na estrutura das artérias. Os pais – bem como os casais que pensar na paternidade – devem, antes de mais, deixar de fumar. Não apenas na defesa da sua saúde, mas sobretudo na dos seus filhos”, defende Seana Gall, coordenadora do estudo e investigadora da Universidade da Tasmânia.

Estas crianças foram acompanhadas durante anos. Outra conclusão deste estudo é uma alteração da carótida, notada nos filhos de pais fumadores. As diferenças de espessura da principal artéria do corpo humano foram sendo notadas, ao longo do tempo.

Os investigadores também tiveram em consideração o facto de as crianças se terem tornado, quando adultas, fumadoras. Desse modo, puderam fazer uma associação aos efeitos do fumo passivo no corpo humano, sem considerar as crianças que em adultas se tornaram elas próprias fumadoras.

Outro dado a destacar neste estudo foi o facto de as diferenças serem mais ténues nos casos em que apenas o pai ou a mãe eram fumadores. Quando apenas um deles fuma, os efeitos não são tão visíveis, o que comprova a associação entre o fumo passivo e o envelhecimento precoce das artérias.

“Se fuma, a única forma de reduzir os riscos é parar de fumar. Se não for possível fazê-lo, deve evitar que o seu filho esteja sujeito ao fumo, em casa e no carro. Nunca deve fumar nos locais que partilha com o seu filho”, aconselha Doireann Maddock, especialista em doenças cardíacas, da Fundação British Heart.

Em destaque

Subir