Nas Notícias

Fumar canábis diminui risco de diabetes, conclui pesquisa

marijuanaDe acordo com um estudo, fumar canábis de forma regular reduz riscos de diabetes. O trabalho, que mereceu honras de publicação no The American Journal of Medicine, conclui que quem fuma erva apresenta menores níveis de insulina, em jejum.

As pessoas que fumam canábis de forma regular estão menos vulneráveis à diabetes, em comparação com quem não consome erva. A conclusão é de um estudo levado a cabo por investigadores norte-americanos, que associam o consumo de canábis a menores níveis de insulina, quando se está em jejum.

Para a elaboração deste trabalho de pesquisa – que foi publicado no The American Journal of Medicine –, os investigadores analisaram dados constantes no National Health and Nutrition Survey, relativos a 4657 pacientes que preencheram questionários sobre utilização de drogas, entre os anos de 2005 e de 2010.

Através da comparação dos resultados, os cientistas conseguiram estabelecer um paralelo entre casos de diabetes nos consumidores de erva e nas pessoas que nunca fumaram canábis.

E os números permitiram chegar a uma primeira: daqueles pacientes, 579 fumavam erva regularmente, 1975 apenas o fizeram de forma esporádica e 2103 pacientes nunca tinham experimentado aquela droga.

Os investigadores – do Beth Israel Deaconess Medical Center, em Boston (EUA) – partiram para a fase seguinte do estudo: analisar a quantidade de insulina, em jejum com mínimo de nove horas, bem como a quantidade de glicose no sangue.

Os fumadores de erva apresentaram níveis médios de insulina em jejum, na ordem dos 16 por cento, em comparação com os que nunca fumaram canábis.

Murray Mittleman, um dos investigadores da Unidade de Pesquisa de Epidemiologia Cardiovascular daquele centro de Boston, revela ainda que estudos anteriores já tinham sugerido que a canábis poderia evitar doenças como diabetes ou obesidade.

Saliente-se que a canábis medicinal é considerada legal para tratamento médico em 18 estados dos EUA. Existem pressões por parte de diversas entidades norte-americanas para aumentar o número de estados que legalizem o recurso a esta droga com fins medicinais. A canábis produz ainda outro efeito em pacientes com outro tipo de patologias: reduz a dor.

No entanto, os investigadores não querem que este estudo sirva de incentivo ao uso de drogas, quer por parte de diabéticos, quer por pessoas que tomem como válidos os benefícios da erva.

Em destaque

Subir