TV

Fukushima quase se repetiu: Sismo no Japão foi perto de centrais nucleares

A terra voltou a tremer no Japão, na região de Kumamoto, e à memória veio o desastre nuclear de Fukushima. Apesar da elevada magnitude, 6.4 na escala de Richter, o sismo só provocou a derrocada de alguns prédios. Não houve sequer necessidade de lançar o alerta de tsunami.

A população do Japão está habituada aos tremores de terra, até por se encontrar no ‘Círculo de Fogo do Pacífico’ (a zona sísmica mais ativa do mundo), mas o facto do epicentro ter sido a 11 quilómetros da cidade de Kumamoto, numa zona onde se encontram várias centrais nucleares, reavivou o fantasma de Fukushima.

A agência nuclear japonesa já assegurou que o tremor de terra, de magnitude 6.4 na escala de Richter e registado quando eram 13h26 em Portugal continental, não provocou qualquer dano nas centrais, enquanto as autoridades asseguravam que também não foi necessário ativar o alerta de tsunami.

Vários edifícios desmoronaram e alguns serviços ferroviários (como as linhas de alta velocidade) foram encerrados preventivamente.

Não há, até ao momento, registo de vítimas mortais. Foram reportados cerca de 40 feridos, alguns dos quais com gravidade.

O sismo provocou o corte no fornecimento dos serviços de energia, levando a que mais de 16 mil famílias na região não tenham eletricidade e mais de 38 mil casas tenham ficado sem gás canalizado.

Em destaque

Subir