Mundo

Fukushima parou o nuclear há três anos: Kagoshima retoma hoje a produção

nuclear sendai O acidente de Fukushima ocorreu há mais de três anos e meio, levando o Japão a suspender a atividade nuclear. Hoje, a central de Sendai, em Kagoshima, voltou a ligar os reatores. É a primeira central a retomar a produção de energia após o desastre de 2011.

Em março de 2011, um sismo e um tsunami levaram os reatores nuclares de Fukushima a derreter, provocando um desastre que obrigou o Japão a reequacionar a produção de energia através do nuclear.

Desde então que todos os reatores do país foram desligados: até hoje. Na província de Kagoshima, o governador Yuichiro Ito aprovou a reativação dos reatores 1 e 2 da central de Sendai, que hoje voltaram a laborar.

A decisão do governador já tinha sido ratificada pela Assembleia Regional, mas cabia a Yuichiro Ito a decisão final.

Sendai é a primeira central nuclear a ser reativada no Japão desde o desastre de Fukushima, o que só ocorre porque a Autoridade Reguladora Nuclear do Japão confirmou que os dois reatores cumprem as novas normas de segurança, reforçadas após o acidente de março de 2011.

Para os analistas políticas, o retomar da energia nuclear é uma vitória pessoal do ‘novo’ Governo, liderado pelo ‘velho’ primeiro-ministro Shinzo Abe.

O governante sempre se manifestou favorável à produção de energia nuclear, mas foi obrigado quando o país decidiu desligar as centrais, logo após o pior acidente nuclear depois de Chernobil.

A grande vantagem dos reatores, segundo o executivo (recentemente remodelado), está na comparação dos custos de produção com as centrais alimentadas por combustíveis fósseis.

Nas regiões próximas aos reatores, as opiniões costumam dividir-se pela distância: os que moram mais próximos, como beneficiam do impacto da atividade económica paralela (como a restauração e serviços), são a favor, enquanto os mais distantes (mas ainda dentro do perímetro em caso de acidente) são contra.

No Japão, o nuclear chegou a assegurar mais de 25 por cento da energia produzida.

Em destaque

Subir