Apresentações/Novidades

Frota Iveco Stralis a gás natural na recolha de resíduos de Madrid

ivecostralismadrid1

A Câmara Municipal de Madrid (Espanha) juntou à sua frota 109 unidades Iveco Stralis a Gás Natural Comprimido (GNC), unidades que serão utilizados no serviço de recolha de resíduos urbanos da capital espanhola.

Convém lembrar que fábrica da Iveco em Madrid dedica-se à produção destes camiões pesados a gás natural que, face às versões equivalentes com motor diesel, reduzem em 10% as emissões de CO2.

Além disso permite uma redução de 95% das emissões de partículas e em 35% as emissões de NOx, além de proporcionar uma poupança até 40% nos custos com combustível e de reduzir em 10% os Custos Totais de Propriedade (CTP).

O conjunto de veículos Iveco agora adquiridos pela autarquia da capital espanhola inclui 90 unidades Stralis na versão AD260S33YPS CNG, equipadas com contentor de recolha Ros Roca de 19 m3, e 19 unidades da versão AD190S33/P CNG equipados com contentor de recolha da mesma entidade mas com 12 m3.

Os camiões são propulsionados pelo motor Iveco Cursor 8 GNC com 330 cv de potência e dispõem de transmissão automática, com sistema de travagem com retardador integrado. Estes motores possuem oito cilindros de GNC com uma capacidade total de 640 litros no modelo AD260S33YPS e de 600 litros no AD190S33/P.

ivecostralismadrid2

Os camiões Stralis também contam com a mais recente tecnologia de segurança e foram construídos de acordo com as necessidades específicas da empresa.

O gás natural (ou metano) é armazenado em estado gasoso a uma pressão de 200 bar. Antes de ser injectado no motor, a pressão do gás natural é reduzida em duas fases por um regulador.

Este combustível é muito mais limpo do que os combustíveis fósseis, gerando menos 95% de emissões de partículas e menos 10% de CO2, equivalendo a 85 toneladas por ano. Além disso, o motor é bem mais silencioso, produzindo 50 a 75% menos ruído do que o motor diesel Euro V equivalente.

Assim, em comparação com outros camiões com o mesmo nível de performance, o Stralis GNC reduz o índice de poluição sonora entre três e seis decibéis.

Os motores a gás natural são também mais económicos e proporcionam menores custos de utilização. Asseguram poupanças de combustível na ordem dos 40% e, dessa forma, oferecem um Custo Total de Propriedade (CTP) 10% mais baixo do que no modelo diesel equivalente, mas sem reduzir as suas capacidades de transporte ou aumentar os efeitos dos gases de estufa ou os níveis de poluição do ar.

ivecostralismadrid

Em destaque

Subir