Nas Notícias

Frio em Portugal: Proteção Civil alerta para perigos e precauções a tomar

frio 2 Após previsão de baixas temperaturas, com alerta do IPMA, a Proteção Civil emitiu um comunicado, onde aponta alguns comportamentos a adotar. O frio far-se-á sentir em todo o território continental, com mínimas abaixo de zero, formação de geada e queda de neve nas serras da Peneda Gerês, Montalegre, Montesinho e Estrela.

As temperaturas vão descer a partir desta quarta-feira, em resultado de uma massa polar que afetará o Portugal Continental, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

A Proteção Civil reagiu com um comunicado, depois de “um conntacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera realizado hoje no Comando Nacional de Operações de Socorro da Autoridade Nacional de Proteção Civil”.

Nessa nota pode ler-se que o “período de tempo frio prolongado” vai sentir-se em “todo o território do Continente, em especial a partir de quinta-feira, com temperaturas mínimas no litoral entre 0 e 4 ºC e nas regiões do interior” e “temperaturas negativas que podem atingir os valores entre -2 e -3 ºC.”

Há condições para a “formação de gelo e geada e queda de neve, “em especial nas serras da Peneda Gerês, Montalegre, Montesinho e Estrela”.

Além de recomendar o acompanhamento das previsões meteorológicas, a Proteção Civil aconselha a adoção de comportamentos adequados, como evitar a “exposição prolongada ao frio e às mudanças bruscas de temperatura” e vestir “várias camadas de roupa, folgada e adaptada à temperatura ambiente”.

Aquela autoridade aconselha ainda a “proteção das extremidades do corpo (usando luvas, gorro, meias quentes e cachecol)”.

Sugere a “ingestão de sopas e bebidas quentes, evitando o álcool que proporciona uma falsa sensação de calor”. E alerta para “especial atenção com a proteção em termos de vestuário por parte de trabalhadores que exerçam a sua atividade no exterior”.

Mas se o frio provoca preocupação, há os perigos do aquecimento dos domicílios. Assim, a Proteção Civil chama “especial atenção para os aquecimentos com combustão, que podem causar intoxicação e levar à morte”.

Na estrada, deve adotar-se uma condução defensiva e “atenção à condução em locais onde se forme gelo e neve na estrada”.

Outra recomendação prende-se com as pessoas idosas e que vivam em isolamento social. As famílias e vizinhos devem prestar auxílio, sempre que possível.

A Proteção remata o comunicado sugerindo a população para estar atenta “às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança”.

Em destaque

Subir