Motores

Frijns vence uma caótica corrida de Fórmula E em Paris e Félix da Costa é sétimo

Robin Frijns emergiu como o vencedor de uma corrida caótica de Fórmula E em Paris, onde António Félix da Costa foi sétimo.

Depois dos dois pilotos da Mahindra, Pascal Wehrlein e Jerôme d’ Ambrosio terem sido relegados para o final da grelha depois de terem usado uma pressão ilegal de pneus na qualificação, os dois homens da Nissan eDams herdaram a primeira fila da grelha de partida.

No entanto essa vantagem depressa se transformou em pesadelo, quando Oliver Rowland desperdiçava a ‘pole position’ com uma saída de pista, e mais tarde, quando começou a chover sobre a ‘Cidade-Luz’ Sebastien Buemi o imitou.

Robin Frinjs ficou então na liderança, mesmo se pouco antes não tinha evitado um toque no monolugar de Buemi que danificou a ‘asa’ dianteira do seu carro. A partir daí o holandês da Virgin procurou ‘segurar’ atrás de si um André Lotterer que tinha realizado uma grande recuperação, tal como Daniel Abt, que tal como o holandês da DS Techeetah acompanhou o vencedor no pódio devido à sua terceira posição.

Mas a prova terminaria atrás do ‘safety car’, num traçado pejado de destroços, resultantes de inúmeros acidentes, nomeadamente aquele que causou o abandono do até então líder do campeonato, Jerôme d’ Ambrosio, envolvido numa colisão com Sam Bird, no outro monolugar da Virgin.

Destes acidentes resultaram apenas situações de bandeiras amarelas, mesmo quando caiu um dilúvio sobre o traçado parisiense, permitindo que Jean-Eric Vergne e António Félix da Costa viessem a terminar na sexta e sétima posições. O que permitiu ao português sair de Paris no terceiro lugar do campeonato, agora liderado por Frijns, seguido por Lotterer.

Uma série de penalizações estão pendentes e podem alterar, quer as classificações da corrida, quer do campeonato.

Classificação final
1º Robins Frijns (Virgin) 47m50,510s
2º Andre Lotterer (DS Techeetah) + 1,373s
3º Daniel Abt (Audi Sport Abt) + 3,175s
4º Lucas di Grassi (Audi Sport Abt) + 3,666s
5º Max Gunther (Dragon) + 5,456s
6º Jean-Eric Vergne (DS Techeetah) + 6,694s
7º António Félix da Costa (BMWi Andretti) + 7,238s
8º Gary Paffett (HWA) + 7,901s
9º Felipe Massa (Venturi) + 10,522s
10º Pascal Wehrlein (Mahindra) + 10,998s

Em destaque

Subir