Categorias: MundoNas Notícias

Frelimo considera ” momento importante” para paz encontro entre PR moçambicano e líder da oposição

A Frelimo (Frente de Libertação de Moçambique, no poder) disse hoje que o encontro entre o Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, e o presidente da Renamo (oposição), Ossufo Momade, realizado no domingo, é um “momento importante” para um acordo de paz definitivo.

“Para nós a Frelimo é um momento importante, porque não é tão fácil como se acha negociar um acordo de paz da Renamo”, disse Caifadine Manasse, porta-voz do partido em conferência de imprensa em Maputo.

No domingo, o Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, e o líder da oposição, Ossufo Momade, anunciaram que pretendem assinar um acordo definitivo de paz até à primeira semana de agosto.

“O mais tardar no início de agosto a cessação definitiva ou acordo de paz definitivo tem de ser celebrado”, referiu Nyusi, à saída do encontro com o presidente da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) em Chimoio, capital da província de Manica, no interior centro do país.

A Frelimo diz que vai continuar a acarinhar para que Filipe Nyusi, que é igualmente presidente deste partido, leve o processo até ao fim.

No encontro de domingo, Nyusi e Momade discutiram ainda a necessidade de angariar apoios, de um lado e outro, para a organização de uma conferência de doadores para suportar os custos do processo de reintegração dos guerrilheiros da Renamo.

“Este encontro mostra claramente que a Renamo fez uma introspeção e sabe que este passo tem que ser dados”, disse o porta-voz.

O enquadramento de Ossufo Momade no final do processo, depois de assinada a paz, é outro assunto a discutir, disse Nyusi, acrescentando que o líder da Renamo não pode continuar a viver “na Gorongosa, no mato, toda a vida: tem de sair”, numa alusão ao refúgio do líder da oposição, junto dos guerrilheiros.

Junho deverá ser o mês do arranque operacional do processo de desarmamento dos guerrilheiros da Renamo, com “concentração das tropas” e com a devida “documentação”, assinalou, sendo que todas as armas devem ser entregues para se assinar o acordo.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa
Etiquetas: Moçambique

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 24 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 24 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

24 de maio, tem início a Guerra dos Cem Anos

É um dos maiores conflitos militares da Europa e começou a 24 de maio de…

há % dias

22 de maio, nasce Hergé, o ‘pai’ de Tintin, nazi e defensor de ideais racistas

Escritor, artista, e desenhador de banda desenhada, Hergé ficou célebre pela personagem que criou, mas…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias

20 de maio, Timor-Leste liberta-se da ocupação indonésia

Hoje é dia de homenagear as vítimas timorenses, não apenas as vítimas do massacre no…

há % dias