Nas Notícias

Freiras em clausura vão ver o Papa Francisco pela televisão

As 12 freiras que vivem em clausura no Mosteiro de Nossa Senhora do Rosário, em Fátima, verão o Papa Francisco pela televisão. Também a maior parte das religiosas do Mosteiro do Rosário Perpétuo Pio XII não saem para ver o chefe da Igreja Católica.

De acordo com a agência Lusa, que cita responsáveis pelas congregações, as freiras que vivem nos mosteiros de clausura em Fátima vão ver o Papa pela televisão, durante a visita do Sumo Pontífice a Portugal.

“Vamos ver na televisão e vamos estar todas a acompanhar a visita”, revelou a irmã Maria do Carmo, 68 anos, superiora do Mosteiro de Nossa Senhora do Rosário, que acolhe 12 religiosas.

Só em casos excecionais as freiras podem sair do mosteiro. E dentro desses casos não se inclui a visita do Papa Francisco. Aliás, ligar a televisão é, por si só, uma situação excecional.

“Só ligamos a televisão nos grandes acontecimentos de Fátima e numa situação anormal no país ou no estrangeiro”, contou à Lusa Maria do Carmo.

Também no Mosteiro do Rosário Perpétuo Pio XII o pequeno ecrã será a solução para as freiras estrangeiras assistiram à visita de Francisco. A fundadora deste mosteiro, Maria Diana, de 92 anos, recorda outras visitas papais:

“Na primeira visita, a de Paulo VI, em 1967, alguém nos emprestou uma televisão para vermos”.

As freiras consideram que é “maravilhoso” saber que o Papa visita Fátima, mas não vão poder assistir a essa “bênção”.

Em destaque

Subir