https://www.youtube.com/watch?v=uggElXCjaXI Nove golos marcados em sete partidas pelos leões terão levado os responsáveis de Alvalade a acionarem a opção de compra do colombiano, que custa assim um total de 2,7 milhões, coisa pouca para aquilo que Montero já demonstrou ser capaz.
É sem sombra de dúvida um dos melhores negócios para o Sporting. Segundo o jornal O Jogo, os leões já garantiram a continuidade de Fredy Montero em Alvalade até 2018, uma informação que ainda não foi no entanto confirmada oficialmente.
Recorde-se que Montero chegou no início desta época vindo do Milionarios da Colômbia, onde jogava por empréstimo dos Seatle Sounders, equipa norte-americana.
O Sporting pagou na altura 1,3 milhões pelo empréstimo, tendo ainda ficado com a opção de compra total do passe do avençado.
Opção que, segundo O Jogo, foi já acionada. Dos cofres dos leões saem mais 1,4 milhões.
Feitas as contas, o Sporting compra Montero por um total de 2,7 milhões, apenas mais 700 mil euros daquilo que, por exemplo, o Benfica pagou no negócio Funes Mori/Rodrigo Mora.
Recorde-se que as águias pagaram 2 milhões de euros por Funes Mori ao River Plate, e ainda ‘deram’ Rodrigo Mora ao clube argentino. E se no caso de Montero o pequeno investimento já está a ser rentabilizado, Mori aguarda na equipa B do Benfica que Jorge Jesus dele se lembre.
Rapidamente amado
Fredy Montero chegou ao Sporting como um desconhecido. Tinha a difícil missão de substituir Ricky Van Wolfswinkel, holandês de partida para o Norwich que tinha marcado, em duas épocas, 45 golos em 88 partidas pelos leões.
Não foi preciso muito para que na cabeça dos adeptos sportinguistas Wolfswinkel passasse à história.
Em nove jogos oficiais, Montero conta já com nove golos, liderando a lista de melhores marcados da Liga Zon Sagres, com mais dois que o seu compatriota Jackson Martínez.
O seu faro como goleador e a sua preponderância na manobra atacante do Sporting fazem dele seguramente um dos melhores achados do futebol português dos últimos anos.