Nas Notícias

Fraude: Na época de saldos, cuidado com os ‘achados’ na Internet

bitdefenderA Bitdefender elaborou uma lista de conselhos para comprar de maneira segura na Internet, sem cair em fraudes que aproveitam os saldos como chamariz.

A Bitdefender elaborou uma lista de conselhos para ajudar os utilizadores a comprar de maneira segura na rede e, assim, evitar cair nas fraudes dos ciberdelinquentes que, aproveitando o auge das compras online, criam páginas web com falsas ofertas.

Os ciberdelinquentes costumam ter saldos todo o ano. No seu caso, com o intuito de atrair utilizadores mais incautos para páginas online maliciosas, destinadas tanto à venda de produtos falsos – que nunca chegam ao utilizador, ainda que este já os tenha pago – como à distribuição de malware.

Para atrair mais utilizadores usam como chamariz preços realmente assombrosos e grandes campanhas de spam, saturando com as suas ofertas as caixas de correio dos utilizadores.

“Este período pós-natalíco gera atividade dos ciberdelinquentes, com grandes descontos e ofertas especiais. Criam identidades e marcas falsas destinadas a enganar os utilizadores mais crédulos para que divulguem dados sensíveis em páginas online falsas ou expondo equipamentos a ataques de algum tipo de malware”, explica Catalin Cosoi, responsável do Laboratório de Ameaças Online da Bitdefender, galardoado provedor de soluções inovadoras de segurança para a Internet.

Para se proteger destas fraudes, a Bitdefender recomenda:

– Ter cuidado com os ecrãs pequenos nos dispositivos móveis: os ecrãs mais pequenos dos equipamentos móveis fazem com que seja difícil ver uma direção URL completa. Uma hiperligação pode começar com o nome de uma loja legítima, mas na realidade reencaminhar para um site malicioso.

– Evitar mensagens de desconhecidos nas redes sociais: não é necessário clicar em todas as hiperligações que cheguem através das redes sociais. Os meios sociais não são diferentes das caixas de entrada do correio eletrónico: as mensagens de desconhecidos costumam ser spam e, às vezes, contêm links para páginas infetadas com malware.

– É melhor investigar: é necessário ter cuidado com as promoções surpreendentes ou que prometem ofertas fantásticas. Se é demasiado bom para ser verdade, seguramente que não é verdade. Se tiver dúvidas perante a fiabilidade de uma página, o melhor é investigar na rede, procurando comentários de outros utilizadores sobre a mesma.

– Evitar compras enquanto navega numa rede Wi-Fi pública: As redes públicas são boas para procurar compras enquanto se toma um café com leite numa pastelaria, mas não são boa ideia para introduzir informação pessoal enquanto se está a usar uma destas redes. O facto de que sejam públicas significa que um hacker pode facilmente roubar informação como sejam nomes de utilizador, palavras-chave e números de cartões de crédito.

Em destaque

Subir