Nas Notícias

Fraude e corrupção vão ser debatidas no Porto

 

Com o objetivo de discutir a fraude e corrupção a nível mundial, a cidade do Porto vai acolher a terceira conferência internacional de Perceção Interdisciplinar da Fraude e Corrupção.

A iniciativa é promovida pelo Observatório de Economia e Gestão de Fraude (OBEGEF) e pelo Instituto de Direito Penal Económico e Europeu (IDPEE) e realiza-se a 28 de novembro, no Porto.

A edição deste ano é subordinada ao tema ‘Os Custos do Crime Económico’, tendo por base o relatório europeu de anticorrupção de 2014 que evidencia o enorme peso que a corrupção tem, anualmente, no panorama económico europeu: 120 mil milhões de euros.

Neste contexto, o OBEGEF incentiva os investigadores de diferentes áreas disciplinares a trocar e a partilhar experiências, ideias e também resultados de investigação, com o objetivo de discutir desafios e políticas adotadas na batalha contra o crime económico.

Os especialistas Carlos Tavares, Presidente da CMVM e Michael Levi, professor de criminologia da Universidade de Cardiff, Reino Unido, são os oradores principais e vão abrir a conferência, às 9h30.

No decorrer do dia, será possível assistir a várias sessões paralelas, com especialistas nacionais e internacionais, dedicadas a temáticas como lavagem de dinheiro e outras atividades ilegais, fraude organizada, fraude corporativa, crime económico e questões sociais, custos da corrupção e fraude e aplicação da lei.

Às 17h30 terá lugar uma mesa redonda subordinada ao tema ‘Custos do crime económico’ com a intervenção de André Lamas Leite, professor da Faculdade de Direito da Universidade do Porto, João Batalha, diretor executivo na Transparência e Integridade, e o advogado Pedro Delille. A mesa será moderada por Eduardo Dâmaso, que é vice-diretor do diário Correio da Manhã.

O encontro termina com o anúncio do ‘Best Paper Award’ por Carlos Pimenta, presidente da Comissão Científica do I2FC2015 e as intervenções de Óscar Afonso, presidente do OBEGEF, e Maria João Antunes, presidente do IDPEE.

Em destaque

Subir