Apresentações/Novidades

Fraude das emissões também afeta Audi e Porsche

AudiPorscheFraude115

A fraude com os valores das emissões da Volkswagen é mais vasto do que se pensava inicialmente e já afeta outras marcas do universo da marca germânica, como a Audi e a Porsche.

Descobriu-se que também modelos da marca de Inglostadt e da de Weissach equipados com motores V6 3.0 TDi também estão afetados pelo ‘software’ manipulador de emissões de óxidos de azoto.

A entidade ambiental norte-americana (EPA) revelou que modelos como o Porsche Cayenne e o Volkswagen Touareg, os Audi A6, A8 e Q5 – todos eles equipados com o 3.0 litros turbodiesel de seis cilindros em V – também possuem ‘software’ que manipula os dados sobre as emissões de NOX.

Nos testes que realizou a EPA descobriu o esquema a que designou ‘defeat device’, desencadeando um processo a que muito já chamam de ‘dieselgate’

AudiPorscheFraude215

O canal televisivo de informação económica Bloomberg revelou que a investigação a este bloco 3.0 V6 TDi prossegue, mas envolve agora a marca Porsche, a que presidia Matthias Muller, o novo CEO da Volkswagen depois de ter ‘rebentado’ o escândalo, que afastou do cargo Martin Winterkorn.

Em Portugal este caso já implica cerca de 120 automóveis importados pela SIVA, representante da Volkswagen, Skoda e Audi, que já começou a enviar uma carta aos clientes cujos veículos estão afetados, explicando-lhes o que foi feito até agora pelo Grupo VW junto das autoridades alemãs e esclarecendo-os sobre o facto do construtor estar a trabalhar nas medidas técnicas necessárias, “as quais comunicará oportunamente”.

Por seu lado, a Seat Portugal, representante da marca espanhola do grupo, explica que ainda não dispõe da informação de fábrica que permita avançar com esclarecimentos aos clientes.

Em destaque

Subir