Mundo

Fraude: Absolute Poker, PokerStars e Full Tilt Poker suspensos pelo FBI

Contas dos utilizadores dos três gigantes do póquer online foram bloqueadas, em virtude de uma investigação do FBI, que envolve os proprietários da PokerStars, Full Tilt Poker e Absolute Poker. Em causa está um processo de fraude, com subornos a bancos.

Os responsáveis dos três grandes do póquer online respondem por fraude, lavagem de dinheiro, suborno a bancos e jogo ilegal e foram apanhados pelos FBI, que suspendeu o acesso ao site, colocando uma mensagem.

As empresas “recorreram à lavagem de dinheiro” e contornaram as leis do jogo dos Estados Unidos, mentindo sobre a essência do seu negócio. Venda de bolas de golfe era uma das tentativas de ocultar esse negócio. A Interpol está a colaborar com o FBI para deter os acusados.

Caso se visite o endereço da Pokerstars, por exemplo, surge a seguinte mensagem: “Este domínio foi apreendido pelo FBI, nos termos de um mandado de detenção”. Sem acesso a essas contas, os utilizadores não têm acesso ao dinheiro das mesmas.

A acusação envolve 11 pessoas. Segundo o procurador Prret Bharara, está em causa um “esquema de fraude criminal”, que levou a “burlas” em alguns bancos e em “subornos” noutros, para garantir milhares de milhões de lucros sem pagamento de dívidas fiscais e fora da lei americana.

Segundo Janice Fedarcyk, diretor-adjunto do FBI, os acusados “têm conhecimento de que o negócio era ilegal”, o que é comprovado com esquemas de “mentiras aos bancos sobre a real natureza” desse mesmo negócio.

Quando se viram num labirinto, “tentaram contornar a lei”, através de “subornos” que estão provados. “Apostaram a sua casa e perderam”, refere Janice Fedarcyk.

Em destaque

Subir