Cultura

Franz Kafka: 130.º aniversário assinalado com google doodle de homenagem ao escritor

kafkafranz kafka  google doodle 130 aniversarioFranz Kafka é hoje alvo de uma homenagem com um google doodle, no dia em que se assinala o 130.º aniversário do nascimento deste escritor que nasceu em Praga, a 3 de julho de 1893. Kafka é um dos mais influentes escritores do mundo.

A 3 de julho de 1924, morre Franz Kafka, um dos maiores escritores de ficção do século XX, que criou personagens ainda atuais, que enfrentam conflitos existenciais, questionam os objetivos da vida e acabam sós. Em 2013, assinala-se o 130.º aniversário de um dos mais influentes nomes da literatura ocidental. E um google doodle faz um sublinhado na efeméride, com o principal motor de busca a lembrar o homem, através da imagem.

Franz Kafka é um nome permanentemente eterno. Grande parte dos seus textos continua incompleta e foi publicada postumamente. No entanto, a sua obra nunca perdeu atualidade, 130 anos depois da sua morte.

Franz Kafka nasceu em Praga, Áustria-Hungria (atual República Checa), neste dia, em 1883. Era membro família judia, de classe média, e notabilizou-se com uma obra realista, à frente do seu tempo.

Os trabalhos mais conhecidos e reconhecidos de Franz Kafka são ‘A Metamorfose’, ‘Um Artista da Fome’ e os romances ‘O Processo’, ‘América’ e ‘O Castelo’.

As personagens kafkianas enfrentam conflitos existenciais, como o Homem atual, e têm dificuldade em definir um rumo. Essas personagens acabam quase sempre sozinhas, vítimas dos factos, que se tornam sempre o pior inimigo. A solidão é a fuga. A paranoia e os delírios de influência estão muito ligados à obra de Kafka.

O mundo kafkiano é desprovido de um objetivos de vida, de uma repetida dúvida existencial. A sua obra destaca-se por um tom despegado que Franz Kafka procura, um autor preocupado com o detalhe, com a imparcialidade, abordando temáticas como a alienação e perseguição.

Franz Kafka morre a 3 de junho de 1924, num hospital em Kierling, na Áustria. A causa oficial da morte foi insuficiência cardíaca, mas o escritor sofria de tuberculose desde 1917.

Em 2013, cumprem-se 130 anos desde esta perda da literatura mundial, mas um google doodle ajuda a lembrar Kafka e a sua obra, com uma homenagem do gigante da Internet.

 

Em destaque

Subir