Mundo

Francisco recebe Meriam, a sudanesa que ia morrer pela fé cristã

meriam no vaticanoMeriam Ishag, a sudanesa que fora condenada à morte por recusar renunciar à fé cristã, foi hoje recebida por Francisco numa cerimónia privada. “O Papa a agradeceu pelo testemunho de fé”, salientou o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi.

Hoje é o primeiro dia da vida de Meriam Yahia Ibrahim Ishag, a sudanesa que em maio foi condenada à morte por apostasia (ao recusar renunciar à fé cristã) e a 100 chicotadas por adultério (por viver em união com um homem que não é muçulmano).

A jovem de 27 anos, que estava grávida na altura da condenação e foi obrigada a realizar o parto na prisão de Cartum (Sudão), com as pernas acorrentadas, chegou hoje a Itália, onde tinha à espera o primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, e de onde seguiu para o Vaticano.

Na Santa Sé, Meriam, o marido e os dois filhos (um menino com quase dois anos e a bebé nascida em maio) foram recebidos pelo Papa Francisco, numa cerimónia privada e num clima de “grande serenidade”, como descreveu o porta-voz do Vaticano.

O sumo pontífice agradeceu à sudanesa pelo “testemunho de fé”, uma vez que manteve a “convicção” na crença cristã mesmo quando esteve na prisão e foi condenada à morte, revelou Federico Lombardi.

A receção promovida pelo Papa “é um sinal de aproximação para todos aqueles que sofrem pela sua fé e pela prática da fé”, acrescentou ainda o padre: “é um gesto que vai além do encontro e se torna um símbolo”.

Lapo Pistelli, o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros de Itália, acompanhou a família sudanesa no voo para Itália e publicou no Instagram uma foto da viagem, com a legenda “missão cumprida”.

Mas qual missão? A Itália não revela como convenceu o Sudão a libertar a mulher, com Pistelli a dizer apenas que houve “um diálogo constante”.

Meriam deixou o Sudão porque as autoridades (muçulmanas) deixaram, como salientou uma fonte governamental citada pela Reuters sob anonimato: “as autoridades não evitaram a saída dela, que era conhecida e foi aprovada com antecedência”.

Em destaque

Subir