Motores

Francisco Guedes sobe ao pódio nas 24 Horas de Spa

FranciscoGuedesSpa615

Francisco Guedes foi o melhor dos pilotos portugueses que participaram nas 24 Horas de Spa-Francorchamps, prova ‘rainha’ do campeonato Blancpain Endurance Series, que este fim-de-semana se disputou no famoso circuito belga das Ardenas.

Guedes – que dividiu o Ferrari 458 Italia n.º 51 da AF Corse com os britânicos Matt Griffin e Duncan Cameron e com o italiano Davide Rigon – foi sexto classificado da classificação geral e segundo da categoria Pro-AM.

Tratou-se de um resultado totalmente merecido, e que premiou uma equipa bastante consistente numa prova marcada pelo meu tempo no seu começo, que causou bastantes acidentes e abandonos. E que só foi batida por outro Ferrari, quarto da ‘geral’ e ainda mais consistente.

FranciscoGuedesSpa415

“No início com o mau tempo a corrida tornou-se muito complicada. A visibilidade era escassa e obrigava a concentração máxima. Tive um primeiro ‘stint’ muito difícil, começou por contar Francisco Guedes após a corrida.

“Mais tarde as condições atmosféricas foram melhorando. Estava tudo a correr bem. Fomos ganhando posições e terreno para os nossos adversários. Infelizmente um ‘drive-through’ por alegadamente termos ultrapassado em situações de bandeiras amarelas, fez-nos perder terreno para o líder da prova que não nos permitiu discutir a vitória”, prosseguiu o piloto da Ferrari Portugal.

“Estou muito satisfeito pelo resultado conseguido mas sobretudo por ter ajudado a equipa a conseguir o título, feito alcançado com este segundo lugar. Estou com o sentimento de dever cumprido. Foi uma corrida única como aliás são todas as 24h de Spa-Francorchamps. que venha a próxima”, acrescentou Francisco Guedes..

AlvaroParenteSpa315

Já Álvaro Parente concluiu a prova na 18.ª posição e 10.ª da Pro Cup com o McLaren 650S n.º 59 da Von Ryan – que partilhou com Bruno Senna e Adrian Quaife-Hobbs – que teve evidenciou bastantes problemas na fase noturna, depois da tripla ter chegado a rodar na liderança no começo da corrida.

Mas o menos feliz dos pilotos nacionais foi mesmo Rui Águas, que dividia o Ferrari 458 n.º 58 com o italiano Ragazzi e dois pilotos russos, pois não chegou ao fim depois de uma saída de pista protagonizada por Garry Kodakov.

A prova foi ganha pelo BMW Z4 n.º 46 da Marc VDS, de Nicky Catsburg, Lucas Luhr e Markus Palttala, que foram mais fortes no último terço da corrida, onde manteve aceso duelo com o Audi R8 LMS n.º 2 da WRT – de Frank Stippler, Nico Muller e Stéphane Ortelli –, que acabou na segunda posição.

No último lugar do pódio terminou a equipa do Audi R8 LMS n.º 5 da Phoenix , depois de a poucas horas do fim o Mercedes SLS GT3 da Rowe – que dominou os dois primeiros terços da corrida – ter tido problemas mecânicos.

BMWwinnerSpa215

Classificação final
1.º Paltalla/Luhr/Catsburg (BMW) 536 voltas
2.º Stippler/Müller/Ortelli (Audi) + 1 volta
3.º Mamerow/Mies/Thiim (Audi) + 2 voltas
4.º Lathouras/Lémeret/Bruni/PierGuidi (Ferrari) + 5 voltas
5.º Fässler/Lotterer/Rockenfeller (Audi) + 6 voltas
6.º Cameron/Griffin/Guedes/Rigon (Ferrari) + 7 voltas
7.º Modell/McCaig/O. Bryant/Sims (BMW) + 9 voltas
8.º Matchitski/Minshaw/Cocker/Keen (BMW nº 78) + 9 voltas
9.º Primat/Abril/Parisy (Bentley) + 9 voltas
10.º Onslow-Cole/Leonard/Meadows/Mücke (Aston Martin) + 13 voltas

Em destaque

Subir