O socialista Francisco Assis, antigo líder parlamentar do PS, reiterou o desejo de ver António Costa como Presidente da República. Em entrevista à Antena 1, Assis revelou que Costa “adotaria um novo estilo”.
Nesta entrevista, Assis revelou que vê em António Costa não só a personalidade ideal para assumir o cargo de chefe da Nação, como figura consensual capaz de unir a esquerda, nas eleições presidenciais. Sem tecer críticas a Cavaco Silva, Francisco Assis reclamou um novo estilo de Presidente da República.
“Já se percebeu que precisamos de um outro estilo de Presidente da República. E a nossa Constituição permite interpretações diferentes da natureza da função presidencial. E um homem também faz uma função e a moldar um sistema político”, afirmou Francisco Assis.
O antigo líder parlamentar socialista sublinhou que este desafio “depende da vontade” do reeleito presidente da Câmara de Lisboa. Mas Assis fez questão de sublinhar que Costa adotaria um novo estilo presidencial.
“António Costa, pelas suas características, pela sua idade, pela sua experiência, pelo seu percurso, pela forma de estar na política, se por ventura for Presidente da República, vai ter um estilo diferente”, afirmou.
Relativamente a António José Seguro, Assis tece elogios, considerando que o secretário-geral do PS está “no caminho correto”.