Motores

Francisco Abreu regressa aos triunfos

franciscoabreujerez3

Francisco Abreu regressou às vitórias no campeonato nacional de velocidade turismo ao impor-se na segunda corrida disputada este fim-de-semana em Jerez de La Frontera, numa prova concomitante com o TCR Europa.

Depois de Francisco Mora ter sido o melhor português no confronto de sábado, ganho pelo TCR Europa Pierre-Yves Corthals, foi o piloto da Novadriver a ‘mandar’ na corrida deste domingo.

Mora arrancou da ‘pole position’ para a prova de sábado, liderou as primeiras voltas mas acabaria por ser obrigado a inclinar-se perante o andamento fortíssimo de Corthals, que tirou bom partido do Opel Astra TCR da Ecurie Le Perron.

Rafael Lobato, no SEAT Leon da Speedy Motorsport acabaria este primeiro confronto no último lugar do pódio, mantendo atrás de si Antti Buri, que seria o melhor dos pilotos do TCR Europa vencendo a corrida de domingo.

Manuel Gião fechou o top cinco no Volkswagen Golf da Novadriver que no domingo Francisco Abreu levaria à vitória na segunda corrida. Uma prova marcada por alguns percalços, nomeadamente de Francisco Mora, que com problemas na caixa de velocidades no seu SEAT Leon não conseguiu arrancar.

franciscomorajerez2

Esse azar do piloto de Gaia deixou César Machado na liderança, enquanto Abreu encetava uma grande ascensão, deixando para trás Francisco Carvalho e José Rodrigues.

César Machado acabaria por perder a liderança depois de uma penalização com passagem pelas boxes por ter montado pneus na grelha de partida a menos de cinco minutos do momento da partida. O que deixou o caminho aberto para o triunfo de Francisco Abreu.

Francisco Carvalho garantiria o segundo posto, diante de José Rodrigues, que também seria penalizado por montar pneus no seu Honda Civic na grelha de partida a menos de cinco minutos do momento da largada. Isso permitiu a Gustavo Moura ascender ao último lugar do pódio na sua estreia aos comandos do segundo SEAT Leon TCR da Speedy Motorsport.

César Machado ainda ‘salvaria’ a quarta posição depois da penalização de que foi alvo.

“Hoje tivemos um dia de grandes resultados que culminou com a minha vitória na segunda corrida do programa de Jerez de la Frontera da ronda espanhola do Campeonato Nacional de Velocidade de Turismo”, afirmou Francisco Abreu no final da prova.

“Depois de ontem termos garantido o terceiro lugar em ambas as qualificações, sabíamos que hoje poderíamos lutar pelos lugares do pódio e logo pela manhã o Manuel Gião mostrou que o nosso objectivo era alcançável, ao garantir o terceiro lugar na primeira corrida”, acrescentou o piloto do Team Novadriver.

Em destaque

Subir