Motores

Francisco Abreu quer andar nas posições cimeiras em Assen

A pausa estival terminou para Francisco Abreu, que já está da partida para a Holanda, onde vai disputar a quinta ronda do TCR Europa. E apesar do desconhecimento do traçado, quer andar pelas posições cimeiras, como sucedeu em Hungaroring.

O piloto madeirense totaliza 14 pontos no campeonato mas quer mais. Sobretudo deseja repetir o tipo de desempenho que logrou em terras magiares, assim o Peugeot 308 TCR da Sports & You o permita.

Para além de não conhecer o traçado do norte da Holanda, Francisco Abreu está ciente da instabilidade climatérica que normalmente caracteriza a região da Frísia. Por isso espera adaptar-se rapidamente ao circuito de Assen, notabilizado pelas corridas de motos.

Depois de circuitos espetaculares, como Paul Ricard e Zandvoort, a que se seguiram os míticos SPA e Hungaroring, vou agora para outra pista não menos famosa e que também apenas conheço dos simuladores. “É um circuito muito apreciado internacionalmente, mas a minha prioridade é, para já, conhecer bem o seu traçado e, juntamente com a equipa, preparar o carro da melhor forma possível para as condições em pista, até porque Assen está numa zona bastante propensa a chuvas, mesmo nesta altura do ano”, refere Francisco Abreu.

O piloto da Madeira sabe bem quais os seus objetivos para o fim de semana: “Há que fazer uma boa Qualificação para conseguir boas posições de partida para ambas as corridas. O carro já provou que é mesmo muito competitivo. Pela minha parte, e com o empenho de todos na Sports & You, tento fazer a melhor leitura possível dos dados que vamos adquirindo acerca do carro, transmiti-los aos mecânicos e engenheiros e, assim, chegar a um set-up cada vez mais eficaz e fiável em prova”.

Sinto que a minha habituação ao carro é cada vez mais firme, mas nunca me esqueço de que tudo isto é um processo gradual, e que a consistência demora o seu tempo. De qualquer forma, mantenho a mesma atitude e motivação da prova passada, em Hungaroring, que me permitiu andar bastante depressa e liderar a segunda corrida durante algumas voltas”, acrescenta Francisco Abreu.

Em destaque

Subir