Nas Notícias

França pede aos EUA que deixem a “lei da selva” e respeitem as regras

O ministro francês da Economia e Finanças, Bruno Le Maire, pediu hoje aos Estados Unidos que “respeitem as regras do multilateralismo” e os seus parceiros, sublinhando que o comércio mundial “não pode basear-se na lei da selva”.

“O comércio mundial não pode basear-se na lei da selva e o aumento unilateral das tarifas é a lei da selva”, declarou Le Maire através da sua conta do Twitter, no dia em que participa no encontro de ministros das Finanças e presidentes de bancos centrais do G20, em Buenos Aires.

A reunião está a ser marcada pela decisão do presidente norte-americano, Donald Trump, reforçar a sua política protecionista através da aplicação de tarifas aos seus parceiros comerciais, sobretudo a China.

“Apelamos aos Estados Unidos para que respeitem as regras do multilateralismo e os seus aliados”, destacou o titular da pasta das Finanças que teve hoje um encontro bilateral com o secretário do Tesouro norte-americano, Steven Mnuchin.

“Tive ma boa reunião com o ministro das Finanças francês @BrunoLeMaire. Continuaremos a trabalhar juntos para combater a fuga ao fisco”, escreve o representante do governo de Trump no Twitter.

Mnuchin teve também reunião com o titular da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), Ángel Gurria, e com homólogos como o britânico Philip Hammond, com quem concordou “promover uma parceira económica que seja benéfica para ambas as nações”.

O comissário europeu para os Assuntos Económicos e Financeiros, Pierre Moscovici adiantou que as diferenças no que respeita ao comércio se mantêm.

“As tensões comerciais mantêm-se e podem agravar-se”, disse o responsável europeu, acrescentando, no entanto, que o encontro não foi “tenso”.

No segundo dia desta cimeira, as sessões, à porta fechada, versaram principalmente sobre a tecnologia no setor financeiro, enquanto a do dia anterior se centrou nos “riscos e oportunidades” para a economia global.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa
Etiquetas: EUAFrançahome

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 3 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 3 de…

há % dias

Portugal é o sétimo país europeu mais atrativo para investir em hotelaria

O estudo ‘2024 European Hotel Investor Intentions Survey’, levado a cabo pela CBRE, concluiu ainda…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

3 de maio, nasce Maquiavel, que combate a ética cristã

Nicolau Maquiavel nasceu em Florença, Itália, a 3 de maio de 1469. Historiador, poeta, diplomata…

há % dias

2 de maio, morre Leonardo da Vinci, o maior génio da História

Leonardo da Vinci recorda-se a 2 de maio, dia da morte do maior génio da…

há % dias

Ciberataques ao setor financeiro aumentaram 53% devido ao aumento dos serviços bancários online

O relatório Threat Landscape Report, da S21sec, garante que os atacantes adaptaram as suas técnicas…

há % dias