Mundo

França, Alemanha e Reino Unido sugerem que mísseis iranianos podem ter capacidade nuclear

A França, a Alemanha e o Reino Unido manifestaram hoje preocupação sobre a recente atividade balística do Irão ao sugerirem que pode incluir a tentativa de desenvolver mísseis com capacidade de transportarem uma ogiva nuclear.

Os embaixadores dos três países junto do Conselho de Segurança da ONU enviaram uma carta ao secretário-geral, António Guterres, onde consideram que o recente fabrico e lançamento de mísseis balísticos está a provocar um efeito desestabilizador no Médio Oriente e a agravar as tensões existentes.

Os aliados ocidentais referiram que as atividades do Irão são “inconsistentes” com uma resolução de 2015 do Conselho de Segurança onde se apela que seja evitada qualquer atividade que envolva mísseis com capacidade para transportarem armas nucleares.

Na carta, os diplomatas apontam o lançamento pelo Irão do satélite Dousti, do míssil balístico terra-terra Dezful, e a disponibilidade manifestada publicamente em promover uma variante do míssil balístico Khorramshahr, todas concretizadas em fevereiro.

Em destaque

Subir