Categorias: CulturaTV

‘Fragments of a Mind’ estreia em Guimarães

Neste sábado, dia 17 de outubro, às 22h00, a Black Box da Plataforma das Artes e da Criatividade, em Guimarães, acolhe a mais recente criação do artista irlandês Darragh McLoughlin. A peça é um solo contemporâneo que conta a história de um viajante perdido na sua infindável jornada sem lugar algum para onde ir.

Em palco temos um homem solitário num lugar. Não sabemos quem ele é ou como ali chegou.

Apenas observamos a sua viagem de autodescoberta e a sua busca por um propósito neste estranho mundo onde se encontra. Um quarto vazio, à exceção da velha caixa de música e alguns objetos inanimados. O tempo passa lentamente. A única referência é uma voz assombrada que canta a mesma música vezes sem conta.

As sequências com estilo cinemático, com ocasionais saltos no tempo, guiam lentamente a audiência para que esta desenhe a sua própria conclusão sobre a natureza desta personagem, através da experiência de uma relação que se pretende íntima com o artista.

Nesta peça, o artista recorre ao potencial libertador da criação artística, inventando mundos abstratos sob uma lógica específica. A dramaturgia é o ponto central para o processo criativo que levou o artista a concluir esta obra. Apesar das raízes no circo contemporâneo, McLoughlin não hesita em buscar inspiração a outras disciplinas das artes performativas. Para o artista todas estas influências são ferramentas que servem a expressividade.

O público é aqui figura central sendo que a experiência que este vive é o que realmente importa para o artista. As questões técnicas são levadas ao limite, a ponto de deixarem de ser percetíveis. Uma simbiose perfeita entre o significado, o propósito e a ação.

‘Fragments of a Mind’, de Darragh McLoughlin, é apresentado no âmbito da rede ‘CircusNext’, uma plataforma europeia que visa oferecer um programa de apoio artístico e financeiro a uma nova geração de criadores de novo circo. Recordamos que A Oficina, em Guimarães, é o único parceiro português desta rede de cooperação europeia que procura novos criadores na área do circo contemporâneo.

Os bilhetes para o espetáculo podem ser adquiridos nas bilheteiras do Centro Cultural Vila Flor e da Plataforma das Artes e da Criatividade, bem como nas lojas Fnac e El Corte Inglês, entre outros pontos de vendas, e na internet em www.ccvf.pt e oficina.bol.pt.

 

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação
Etiquetas: Teatro

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de terça-feira, 30 de abril de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 30 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

As 4 principais falhas éticas dos líderes que mais prejudicam os trabalhadores

A propósito do Dia do Trabalhador conheça os maiores erros de ética empresarial Quando os…

há % dias

30 de abril, termina a Guerra do Vietname, que durou 16 anos

A Guerra do Vietname terminou a 30 de abril de 1975. Hoje, recorda-se o mais…

há % dias

Investigadores da UC desenvolvem aerogéis compósitos para criação de novas baterias sólidas

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC)…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias