Desporto

Fraga e Mendes obtêm um histórico quinto lugar nos Jogos Olímpicos para o remo português

fraga e mendes 2 x 210O doublescull ligeiro de Pedro Fraga e Nuno Mendes falhou o objetivo das medalhas, mas ainda assim obteve o melhor resultado de sempre para Portugal no remo olímpico, com um quinto lugar. A ‘vítima’ foi a Alemanha, enquanto a França conseguiu segurar o quarto posto.

Pedro Fraga e Nuno Mendes terminaram a final A da prova olímpica de doublescull ligeiro (LM2X) no quinto lugar, com o tempo de 6m44s80. A dupla portuguesa não conseguiu concretizar o sonho da medalha, mas pode orgulhar-se de ter alcançado o melhor registo nacional em Londres e de ter evoluído um lugar na classificação, pois partira para a final com o sexto tempo.

O LM2X optou pela tática habitual, deixando a liderança da prova à favorita Grã-Bretanha e tentando acompanhar o resto do grupo para, a partir dos 1500 metros, impor a fortíssima ponta final. O problema é que, por volta dos 1000 metros, só a Alemanha e a França estavam ao alcance: a Nova Zelândia, uma das favoritas, e a Dinamarca, que teve o melhor tempo nas eliminatórias, seguiam colados aos britânicos.

Na fase decisiva, Fraga e Mendes lançaram-se na recuperação, ultrapassando a Alemanha, mas falhando a aproximação à França. A tática foi copiada pela Dinamarca, que surpreendeu a dupla da casa para terminar no primeiro lugar, numa fase em que a Nova Zelândia já tinha abdicado de lutar pelo ouro.

Mads Rasmussen e Rasmus Quist triunfaram com 6m37s17, com Zac Purchase e Mark Hunter a demorarem 6m37s78 e Storm Uru e Peter Taylor a necessitarem de 6m40s86. O tempo de 6m42s69 valeu o quarto posto aos franceses Delayre/Azou, com os alemães Lichtschlag/Hartig a fazerem 6m49s07.

Refira-se que a prova iniciou-se com um ligeiro atraso por problemas técnicos na embarcação da Grã-Bretanha.

Em destaque

Subir