Nas Notícias

FPF e Altice defendem eficiência do videoárbitro apesar da falha no Dragão

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a operadora de telecomunicações Altice defenderam hoje a eficiência do sistema videoárbitro, apesar da falha de ‘hardware’ registada no jogo FC Porto-Vitória de Guimarães (2-3), no sábado. Veja o lance.

“O sistema é eficiente, como provam os cerca de 35 mil minutos sem registo de ocorrências que impeçam a sua utilização. Nesse período, foram comunicadas publicamente pelo Conselho de Arbitragem falhas em apenas dois jogos: Desportivo das Aves-Benfica (época 2017/18) e FC Porto-Vitória SC (2018/19)”, lê-se em comunicado enviado hoje à Lusa pela FPF e pela Altice.

No sábado, o segundo golo do FC Porto no jogo da terceira jornada da I Liga foi marcado por André Pereira em posição de fora de jogo, aos 43 minutos, mas o sistema estava em ‘baixo’ desde o minuto 15, devido a uma falha de comunicação, apesar de ter sido testado antes do encontro.

“Do protocolo de utilização do sistema em cada jogo faz parte um período de testes que envolvem técnicos na Cidade do Futebol [sede da FPF, em Oeiras] e no estádio, bem como a equipa de arbitragem. No jogo disputado no Dragão, (…) o sistema foi testado, como estipula o protocolo. Por volta dos 15 minutos perdeu-se a comunicação com o estádio, devido a falha num componente de ‘hardware’ da solução”, é explicado na nota.

Na sequência da falha, “o quarto árbitro foi avisado e passou a informação à restante equipa de arbitragem no terreno”, e, “de acordo com os regulamentos, o jogo decorreu a partir daí sem suporte do videoárbitro”.

“Por se tratar de uma falha de ‘hardware’, a equipa técnica em serviço no Dragão procedeu à passagem para o sistema alternativo existente em todos os estádios. Esta operação implicou uma deslocação ao local onde estão os equipamentos. O sistema de videoarbitragem operou sem deficiências durante toda a segunda parte do jogo”, acrescentam a FPF e a Altice.

As duas entidades lembram que “desenvolveram e implementaram há cerca de 15 meses o sistema de videoarbitragem no principal campeonato profissional português, bem como em alguns jogos de Taça de Portugal e Taça da Liga”, permitindo “trazer dos estádios para a Cidade do Futebol, praticamente em tempo real, o sinal de todas as câmaras dos operadores que transmitem os jogos”.

“A FPF e a Altice comprometem-se a continuar a trabalhar em conjunto no desenvolvimento tecnológico, nomeadamente nos mecanismos de redundância do sistema de videoarbitragem, que permita manter o futebol português na vanguarda”, é ainda referido.

Veja o lance.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 3 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 3 de…

há % dias

Portugal é o sétimo país europeu mais atrativo para investir em hotelaria

O estudo ‘2024 European Hotel Investor Intentions Survey’, levado a cabo pela CBRE, concluiu ainda…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

3 de maio, nasce Maquiavel, que combate a ética cristã

Nicolau Maquiavel nasceu em Florença, Itália, a 3 de maio de 1469. Historiador, poeta, diplomata…

há % dias

2 de maio, morre Leonardo da Vinci, o maior génio da História

Leonardo da Vinci recorda-se a 2 de maio, dia da morte do maior génio da…

há % dias

Ciberataques ao setor financeiro aumentaram 53% devido ao aumento dos serviços bancários online

O relatório Threat Landscape Report, da S21sec, garante que os atacantes adaptaram as suas técnicas…

há % dias