Tecnologia

Foxconn confirma que teve menores de 16 anos a trabalhar para a Apple

foxconn 2Fábrica chinesa reage em comunicado depois de uma auditoria solicitada pela própria Apple. Empresa confirma que teve trabalho infantil num das suas produções, mas que a mesma já foi desativada.

A Foxconn, um dos principais fabricantes mundiais da Apple, onde são fabricados aparelhos como o iPhone 5 ou o novo iPad, confirma esta semana que teve, durante algum tempo, funcionários de 14 anos a trabalhar numa das suas fábricas, na China, onde a idade limite é 16.

A descoberta foi feita após a Apple ter pedido uma vistoria a alguns dos seus fabricantes asiáticos. Em comunicado, a Foxconn refere que a produção onde foram encontrados esses funcionários ilegais já foi entretanto desativada. A empresa afirma ainda que vai agora investigar como e porque é que esses adolescentes foram autorizados a trabalhar.

O caso surge depois de alguns rumores terem sido publicados na imprensa norte-americana.

Em fevereiro deste ano, uma equipa de reportagem da ABC conseguiu entrar numa das produções da Foxconn e acabou por tornar públicas as más condições que são dadas aos funcionários. A maioria deles, trabalha seis dias por semana e dorme mesmo na empresa (saiba mais aqui).

A Apple continua entretanto a ser criticado por vários analistas internacionais. Recentemente, alguns funcionários de uma linha de produção da Foxconn chegaram mesmo a avançar com uma greve, o que poderá colocar em causa a disponibilidade do novo iPhone 5 nas lojas (saiba mais aqui).

Além de fabricar produtos Apple, como o iPhone ou o iPad, a Foxconn é ainda responsável pela produção de aparelhos para outros gigantes tecnológicos norte-americanos. A Xbox 360, da Microsoft, também ‘nasce’ nesta empresa.

Em destaque

Subir