Nas Redes

Fotos dramáticas da Grécia dominam as redes

A tragédia dos incêndios na Grécia é o assunto do momento nas redes sociais, um pouco por todo o mundo. A imagem de Atenas à beira-mar a arder é uma das mais partilhadas.

O mundo une-se na dor do povo helénico, que assiste impotente ao avanço da chamas, que a partir das florestas invadiram zonas urbanas.

Através das redes sociais, internautas de diferentes nacionalidades, credos e raças juntam-se numa oração pela Grécia, partilhando através das imagens o sofrimento da histórica nação.

A imagem de Atenas, um dos berços da cultura ocidental, entre as chamas e o mar é das mais expressivas da tragédia que está a assolar o país.

Mas há muitas mais imagens que doem mais do que mil palavras.

Que relatam o desespero de quem luta, impotente, para tentar conter um monstro que não para de avançar.

O fogo avança imparável, com custos inimagináveis.

Dezenas de pessoas já perderam a vida, várias localidades desapareceram sob as cinzas e centenas tiveram de escapar pelo mar.

Até a mítica Acrópole de Atenas, onde o Panteão era a casa dos deuses, foi subjugada pelo fumo da tragédia.

E são as mesmas redes sociais que dão dimensão mundial aos incêndios da Grécia que partilham também a maior mensagem de esperança.

Tal como os 300 (na verdade, seriam cerca de 7000) gregos travaram os poderosos exércitos persas de Xerxes (mais de 300 mil), na Batalha das Termópilas em 480 a.C., também os gregos de agora vão lutar até ao limite das forças contra o fogo, sem rendição.

Em destaque

Subir