Nas Notícias

Fotografia surpreendente de uma realidade desoladora

Uma fotografia de um cavalo-marinho a ‘segurar’ uma cotonete tornou-se viral, pela simplicidade com que nos demonstra a poluição dos oceanos. “É uma imagem que eu gostaria que não existisse. Mas uma vez que existe, quero que todos a vejam”, escreve Justin Hofman, o fotógrafo que fez clique perturbador.

Justin Hofman viu uma das suas imagens conquistar o mundo, pela forma como esse registo nos conta a dramática história da poluição dos oceanos.

A imagem, divulgada pelo National Geographic, mostra-nos um pequeno cavalo-marinho, um Hippocampus kuda, no fundo das águas (poluídas) de Sumbawa Besar, perto da Ilha de Sumbawa, na Indonésia.

A foto foi tirada durante uma expedição à ilha de Bornéu. Um grupo, onde se incluía Hofman, decidiu fazer mergulho em apneia e descobriu aquele cavalo-marinho a segurar uma cotonete.

“É uma imagem que eu gostaria que não existisse. Mas uma vez que existe, eu quero que todos a vejam. O que começou como uma oportunidade para fotografar um belo cavalo-marinho transformou-se em frustração e tristeza”, escreveu Hofman, na sua página do Instagram.

“Esta fotografia é uma alegoria do estado atual e do futuro dos nossos oceanos. O que estamos a criar? De que forma as suas ações podem moldar o nosso planeta?”

Os cavalos-marinhos aproveitam as correntes para se deslocarem e têm como hábito segurar algas, para serem transportados.

É belo encontrá-los nessa circunstância. Mas arrasador quando estão rodeados de detritos humanos. A imagem dispensa mais palavras, exceto um tremendo aplauso a Justin Hofman, fotógrafo de Via Selvagem do Ano.

Em destaque

Subir