Cultura

Fotógrafa com Down retrata 12 pessoas com trissomia 21 para provar que síndrome não é incapacitante

“Temos vidas, sonhos e ambições”. Caley Versfelt, que sofre de trissomia 21, retratou 12 pessoas que também são portadoras da síndrome de Down, para provar que “têm talentos como qualquer outra pessoa”.

A jovem de 26 anos, de Manhattan Beach, na Califórnia (EUA), pegou na câmera para registar a beleza e o espírito daqueles que têm de lidar com a condição genética e… o preconceito dos ‘outros’.

Associada a um atraso no desenvolvimento, a existência de um terceiro cromossoma não impede muitos dos portadores da síndrome de serem altamente funcionais e integrados na sociedade.

É o caso de Caley Versfelt, que é fotógrafa e que no mais recente trabalho retratou outras 12 pessoas que, tal como ela, têm trissomia 21.

“As pessoas assumem que eu não consigo fazer as coisas, mas eu provo sempre que estão enganadas porque nós [com a síndrome] temos talentos como qualquer outra pessoa”, argumentou.

“Tenho um bom olho para fotografia. Eu vejo algo e tiro uma foto para poder partilhar com a minha família. É uma forma de me expressar”, reforçou a jovem.

Com este trabalho, Caley Versfelt espera “despertar consciências e promover a aceitação e inclusão” dos portadores de trissomia 21.

“Nós temos vida, sonhos e ambições. A síndrome de Down não é uma deficiência, é a nossa habilidade”.

Entre os retratados há adolescentes, ainda no ensino secundário, e pessoas com idade já próxima dos 40.

Veja algumas das fotos.

Em destaque

Subir