Nas Notícias

Foto: Médicos fazem vénia a dador de órgãos com 11 anos

yaoyi 210yaoyiLiang Yaoyi, de 11 anos, morreu como um herói: vítima de tumor cerebral, decidiu doar todos os órgãos. A foto dos médicos a prestarem-lhe uma vénia tornou-se viral.

Liang Yaoyi esteve dois anos a lutar contra um tumor cerebral: perdeu a vida, mas ganhou o combate.

O menino de 11 anos não se resignou à doença e, como não a conseguia vencer, optou por doar todos os órgãos saudáveis, para assim derrotarem o tumor que lhe tomou a vida.

“Vi muitas pessoas a terem gestos positivos e pensava que eram as melhores pessoas do mundo. Eu também quero ser a melhor criança do mundo”, explicou Yaoyi, à mãe, para justificar a decisão.

Gestos positivos como dádivas de sangue e de medula óssea, como ficou a conhecer numa ação de formação que presenciou na escola.

Apesar das várias cirurgias e tratamentos, o menino acabou mesmo por morrer, num hospital da província de Guandong, na China.

Foi a 6 de junho que Liang Yaoyi morreu, com os médicos a recolherem o fígado e os rins, que foram transplantados de imediato para outras crianças.

Na mesma altura, o pessoal do hospital curvou-se três vezes, na vénia com que homenageiam os bravos e os altruístas. Não se sabe quem registou a foto do momento, mas só este mês a imagem chegou às redes sociais na Europa.

O sinal de respeito justificou-se pela importância do gesto do menino. Só para dar uma ideia das necessidades para as transfusões, refira-se que nos EUA são necessárias 41 mil doações de sangue para responder à procura diária.

Quanto à dádiva de medula, são realizados 49 transplantes por dia, em território norte-americano, e nem assim os serviços de saúde conseguem responder às necessidades.

Ainda citando dados dos EUA, há mais de 100 mil pessoas a aguardar por um órgão: por cada dia de espera morrem 18.

Em destaque

Subir