Mundo

Foto de mãe em luto a despedir-se do bebé apela à doação de medula e sangue

A imagem de Ali Farbace a beijar pela última vez o filho Daniel, que morreu com 21 meses de idade, está a viralizar por uma boa razão. A família quer que este momento de partir o coração sirva como um apelo à doação de medula óssea e de sangue.

Daniel Farbace foi derrotado por uma leucemia mielóide aguda, doença que o obrigou a sofrer no hospital, onde ‘vivia’ entre várias transfusões.

“Nós partilhámos esta fotografia para mostrar o último momento do Daniel. Esta imagem relembra-se quando os guerreiros eram postos para descansar e o Daniel foi isto mesmo, um lutador”, explica o pai, Dan: “Daniel tinha de esperar 12 horas por casa transfusão e teria morrido há muito tempo se não fossem os doadores”.

Numa imagem dramática, que serve para lembrar às pessoas como a doação de medula óssea e sangue pode salvar vidas, Ali Farbace despede-se do bebé de 21 meses de idade com um último beijo.

“Não gosto quando me dizem que lamentam a minha perda. Ele nunca perdeu em nada e nós acreditamos que ele se sacrificou por nós”, diz a mãe: “Não era justo, eu queria que ele tivesse qualidade de vida, mas estava tudo contra ele”.

Ao divulgar o caso desta criança vitimada pela leucemia mielóide aguda, os pais deixam ainda um agradecimento especial ao bebé, que os salvou da terrível decisão de mandar ou não desligar as máquinas de suporte à vida: “Se tivéssemos de tomar essa decisão nunca nos perdoaríamos. Ele salvou-nos dela e tomou a sua própria decisão”.

Daniel Farbace faleceu a 19 de junho, devido a uma gripe que se aproveitou do organismo fragilizado pela leucemia, no Hospital de Demelza, em Sittingborne Kent, Inglaterra.

A leucemia mielóide aguda é uma doença de progressão rápida que afeta a produção as células, que em vez de formarem glóbulos brancos se tornam em blastos, umas células que se vão acumulando no organismo.

Em destaque

Subir