Mundo

Foto dos órfãos do Nepal foi tirada há oito anos no… Vietname

Irmaos_Abraco_900

Disseminou-se pelas redes sociais a foto de dois irmãos órfãos, vítimas do terramoto no Nepal. A imagem comove, a história também. Mas é falsa. Estes “órfãos” já foram vítimas da guerra da Síria, já foram “órfãos de Mianmar”, entre outras tragédias. Tudo mentira. Eis a verdade: a imagem é de 2007, foi tirada por um vietnamita, Na Son Nguyen, as crianças têm pais e abraçaram-se com receio da aproximação de um estranho.

É uma das imagens que mais comovem os utilizadores de redes sociais. Dois irmãos indefesos e assustados abraçam-se, como se só se tivessem um ao outro.

A imagem junta-se a um dos eventos trágicos que mais comovem os utilizadores de redes sociais: o terramoto do Nepal, que ocorreu na semana passada e provocou milhares de vítimas.

Esta fotografia dos dois irmãos junta-se à tragédia do Nepal e deu origem a uma história ficcionada, que as redes sociais aceitaram como verdadeira. “Irmã de 2 anos protegida pelo irmão de 4 anos, no Nepal”, pode ler-se, na (irreal) descrição.

Alguém se lembrou de partilhar a imagem como sendo a de dois irmãos que ficaram órfãos, por culpa do terramoto. E que se abraçam, no meio da ruína.

Houve emoção, houve quem se lembrasse de lançar um peditório para os ajudar, houve quem quisesse procurar estas crianças, para as adotar.

A foto tornou-se viral, no Facebook e no Twitter, até que foi vista pelo seu autor. Chama-se Na Son Nguyen, é um fotógrafo vietnamita e contou à BBC alguns ‘detalhes’ relevantes.

Em primeiro lugar, a fotografia foi tirada em 2007, no Vietname. Em segundo lugar, os irmãos não são órfãos e os seus pais estavam, naquele momento, a trabalhar na lavoura, bem perto.

“Tirei a fotografia em outubro de 2007, em Can Ty, uma vila distante na província de Ha Giang. Estava de passagem pelo local e parei quando vi as duas crianças, a brincar em frente a casa, enquanto os pais trabalhavam”, revela Nguyen.

Mas o fotógrafo conta mais um pormenor: “A menina começou a chorar quando me aproximei. Talvez com medo de um estranho. E o irmão, talvez com 3 anos, deu-lhe um abraço. O cenário foi emocionante e eu decidi tirar a fotografia”.

Na Son Nguyen viria a partilhar a fotografia no seu blogue. E foi do seu blogue que alguém a retirou, criando uma falsa história com o terramoto do Nepal como cenário.

“Esta minha fotografia deveria ser partilhada mais vezes, mas não nos contextos em que a apresentam”, diz.

O vietnamita conta também que esta não é a primeira vez que a imagem é utilizada após tragédias, como a guerra civil da Síria, ou em cenários que não são reais.

“Esta minha fotografia deveria ser partilhada mais vezes, mas não nos contextos em que a apresentam”, diz.

As redes sociais são palco de inúmeros embustes, com os utilizadores totalmente incapazes de distinguir o que é real do ficcionado.

Em destaque

Subir