Insólito

Foto de um bife no Instagram permitiu à polícia apanhar suspeito

instagram 1Um suspeito de fraude foi apanhado depois de publicar uma foto da refeição, na rede social Instagram. A polícia da Florida tinha poucas pistas, até que a imagem de um bife deu uma preciosa ajuda.

Não é a primeira vez que um criminoso é apanhado por usar as redes sociais, mas é a primeira vez que a foto de um bife ajuda a ligar os elos de uma investigação, nos EUA, culminando na detenção de um suspeito.

Nathaniel Maye foi detido e ouvido por um juiz, sendo que poderá, em caso de condenação, cumprir uma pena máxima de 12 anos de prisão.

Em causa está um esquema de fraude. A polícia tinha poucas pistas, bem como o departamento de impostos norte-americano. Nathaniel teria mais de 700 mil identidades roubadas e usava esses dados para transações fraudulentas.

As investigações prosseguiam, mas sem grandes avanços. Em janeiro passado, a polícia chegou a uma conclusão: o suspeito chamava-se Troy e namorava com uma mulher de sobrenome Thomason.

No mesmo mês, foi marcado um encontro no restaurante Morton’s, entre um comprador, que pretendia identidades falsas. Só que em vez de 50 mil combinadas, foram cedidas 50 identidades. A partir daqui, as autoridades chegaram ao o perfil @troymaye.

E este perfil mostrava, no dia 7 de janeiro, uma fotografia de um bife, no restaurante Morton’s. precisamente o local daquela transação, no dia da transação.

Foi o suficiente para deter o suspeito, no apartamento de Tiwanna, onde foram encontradas cerca de 55 mil identidades falsas. A mulher continua em fuga.

Em destaque

Subir