Mundo

Foto de Bin Laden que circula na Internet é falsa

Fotografia de Bin Laden que circula na Internet não é verdadeira e resulta de uma montagem. A imagem, que começou por ser divulgada por um canal de televisão paquistanesa, exibe o rosto do líder da al-Qaida desfigurado.

É uma imagem tão cruel como falsa: os olhos de Bin Laden arrancados e o rosto com sangue, em virtude também do tiro na cabeça de que o terrorista foi realmente vítima. Horas depois do anúncio da morte do líder da al-Qaida, começou a circular na Internet, multiplicando-se por centenas de jornais.

A autenticidade da imagem foi posta em causa, mas só agora surgem informações fidedignas que garante que se trata de uma montagem, feita através de um conhecido programa de tratamento de imagens digitais.

A fotogragia original foi tirada em 1998 e trabalhada, sem que se conheçam os objetivos dessa adulteração. A verdade é que gerou muita curiosidade e partilhas, nas redes sociais. Milhares e milhares de usuários multiplicaram a fraude, acreditando na veracidade da imagem.

A verdade é que se trata de uma das mais conhecidas fotografias de Bin Laden, cujo original já foi também divulgado em diversos órgãos.

O corpo de Bin Laden foi lançado ao mar, seguindo as tradições islâmicas, segundo garante um responsável norte-americano. A dificuldade em encontrar um país disponível para acolher os restos mortais do terrorista levou à decisão de depositá-lo no mar.

Em destaque

Subir