Nas Notícias

Foto: Cérebro dos atentados dos EUA em anúncio de depilação

terrorista depilacao Uma marca de cosméticos usou uma fotografia de Khalid Mohammed, um dos cérebros da al-Qaeda e dos atentados do 11 de Setembro, nos Estados Unidos. A Épila precisava de um homem com muitos pelos e encontrou Mohammed, sem fazer ideia de que se tratava de um terrorista, atualmente preso em Guantánamo.

Um empresa com sede na Turquia quis promover um spray depilatório com a imagem de um homem peludo e Khalid Sheikh Mohammed preenchia os requisitos. Mas a Epila não fazia a menor ideia de que o homem que dá a cara pelos seus produtos era um terrorista.

Foi um dos cérebros dos atentados do 11 de Setembro, ao lado de Osama bin Laden, e transformou-se, sem querer, na face de um produto que mostra o excesso de pilosidade de um homem.

A Epila – que justifica a ação com um erro – recorreu a uma imagem de um homem peludo, com má imagem, para incentivar à depilação masculina.

A empresa turca colocou a fotografia do terrorista com uma mensagem a complementar o anúncio: “Se continuar à espera, estes pelos não vão desaparecer”.

O diário turco Hürriet falou com o dono da Epila e confrontou-o com o facto de aquele rosto cheio de pelos – usado na campanha para o spray depilatório – ser um terrorista. E a resposta foi um ingénuo “não sabíamos”.

“Jamais imaginamos que se pudesse tratar de um terrorista”, informou Mehmet Can Yildiz, garantindo que não conheciam Khalid Sheikh Mohammed.

A fotografia apenas foi usada porque se tratava de “um homem com muitos pelos”. No entanto, a verdade é que aquela imagem correra mundo, em 2003, quando o paquistanês foi detido, naquele ano, e colocado em Guantánamo.

Khalid Sheikh Mohammed está entre os responsáveis pelos ataques às Torres Gémeas e ao Pentágono, no ano de 2001, nos atentados que mataram mais de 3000 pessoas.

Foi também considerado o responsável pela decapitação de Daniel Pearl, um jornalista norte-americano, um ano depois dos atentados do 11 de Setembro.

Em destaque neste clipping, mostramos um vídeo de um duelo selvagem numa reserva sul-africana. De um lado, 17 leões. Do outro, um porco-espinho. Quem vencerá esta disputa desigual? Faça a sua aposta e veja o seguinte vídeo.

Em destaque

Subir