Insólito

Foto deixa bebé cego de um olho por culpa do flash da máquina

Bebe_Pe_900

Um bebé chinês com três meses de vida perdeu a visão de um olho, em resultado de uma fotografia tirada com uma máquina com flash. Os médicos detetaram danos irreversíveis, adianta o jornal chinês ‘People’s Daily’.

Um amigo de família tirou uma fotografia a um bebé de três meses, na China. Estaria longe de imaginar que aquele ato marcaria profundamente a vida do menino, que ficou com danos irreparáveis num olho.

Segundo conta o jornal chinês ‘People’s Daily’, os médicos detetaram lesões na retina, provocados pela luz do flash da máquina fotográfica, que estaria muito perto no momento do disparo: cerca de 25 centímetros.

A lesão foi provocada pela luz desse flash, sendo que os pais detetaram que o bebé ficou com problemas nos olhos logo no momento em que a fotografia foi tirada.

O caso suscita questões, uma vez que não é comum que um flash provoque lesões deste género. As máquinas fotográficas são sujeitas a rigorosos testes que asseguram segurança dos utilizadores.

 

Transportado a um médico, verificou-se que o menino perdeu a visão no olho direito, a cem por cento, ficando com o olho esquerdo com uma redução parcial.

Os problemas não puderam ser corrigidos com cirurgia uma vez que os médicos notaram lesões numa área da retina que é extremamente sensível à luz. As células foram afetadas e o dano é, desse modo, irreversível.

Este insólito caso algumas suscita questões, uma vez que não é comum que um flash provoque lesões deste género. As máquinas fotográficas, antes de serem colocadas no mercado, são sujeitas a rigorosos testes que asseguram segurança dos utilizadores.

A razão para este incidente poderá estar relacionada com algum defeito no flash da máquina fotográfica em questão. Por outro lado, levanta-se a hipótese de a criança ter já uma lesão na vista, que a tornaria sensível àquele tipo de luz.

Em destaque

Subir