Nas Notícias

Fóssil raro de Pterossauro em leilão internacional por 235 mil euros

Um fóssil de um Pterossauro de grandes dimensões, recentemente encontrado em Solnhofen Plattenkalk, na Alemanha, que se estima remontar ao tempo Jurássico, está em leilão na Catawiki, até ao próximo dia 28 de maio.

Trata-se de um Pterossauro de grandes dimensões encontrado em Solnhofen Plattenkalk, conhecido em todo o mundo pela qualidade da preservação dos fósseis encontrados. O Pterossauro integra um leilão internacional de fósseis, na plataforma da Catawiki, que decorre até ao próximo dia 28 de maio.

O facto de se tratar no mais raro dos objetos encontrados até agora em Solnhofen Plattenkalk faz com que o fóssil se torne numa peça bastante requisitada para museus, por colecionadores ou investidores e consequentemente alcance um valor de leilão bastante elevado.

Os especialistas da Catawiki apontam para que este fóssil com mais de 150 mil anos possa obter um valor de leilão entre 175 e 235 mil euros.

“Os fósseis na área de Solnhofen estão a tornar-se cada vez mais raros, e ainda assim este Pterossauro é um dos mais raros de sempre. Neste sentido, estamos a contar com o interesse de colecionadores e investidores que estejam dispostos a pagar um valor elevado por uma peça tão excecional como esta”, explica Alejandro Sánchez, diretor-geral da Catawiki em Portugal.

“As grandes dimensões do fóssil e a própria raridade da peça faz com que se torne no objeto ideal para estar exposto num museu, por exemplo”.

Solnhofen Plattenkalk conta com alguns dos mais raros fósseis em todo o mundo, sendo o mais famoso de todos o Archaeopteryx, que revela uma espécie em transição, com características de dinossauros e de pássaros. O Pterossauro integra também esta lista de fósseis excecionais.

O lote onde se inclui este Pterossauro de grandes dimensões integra um leilão dos fósseis exclusivos, com objetos raros e bastante curiosos que remontam ao tempo Jurássico, e que são muito procurados por colecionadores e entusiastas de arte de história natural.

Colecionadores e investidores poderão assim encontrar neste leilão objetos que vão desde uma perna de um dinossauro, com 79 centímetros, e que se estima que alcance um valor de leilão de 6 mil euros; ou o crânio bastante raro de um Auroque, que por se tratar de um dos mais intactos já encontrados até aos dias de hoje, poderá ser leiloado por 19 mil euros.

Em destaque

Subir